Espera-se que um crescimento econômico global mais saudável em 2020 leve a um aumento na demanda por petróleo este ano, disse a OPEP em seu Relatório Mensal do Mercado de Petróleo (MOMR), na quarta-feira.
A OPEP elevou sua previsão de crescimento econômico para 2020 em 0,1 ponto percentual, para 3,1%.
Como resultado das melhores perspectivas econômicas para este ano, o cartel revisou sua previsão para o crescimento da demanda global de petróleo em 2020 em 140.000 barris por dia (bpd) para 1,22 milhão bpd.
O crescimento da demanda por petróleo nas economias desenvolvidas será de apenas 90.000 bpd este ano, graças às economias maduras da América, mas a maior parte do crescimento da demanda global por petróleo virá das economias asiáticas em desenvolvimento, particularmente Índia e China, disse a OPEP. O crescimento da demanda por petróleo em países não pertencentes à OCDE será de 1,13 milhão bpd este ano.
“O ambiente de baixa taxa de juros provavelmente apoiará o crescimento econômico esperado em 3,1% em 2020. Além disso, algum apoio adicional poderia vir de países com amplo espaço fiscal, aproveitando a oportunidade para tomar empréstimos a taxas muito baixas – ou às vezes negativas – para financiar projetos de infraestrutura, que devem apoiar a demanda por petróleo ”, afirmou a OPEP.
O cartel também revisou suas estimativas de crescimento da oferta de petróleo não-OPEP para este ano, de 180.000 bpd para 2,35 milhões de bpd, graças às revisões em alta da produção de petróleo na Noruega, México e Guiana.
“Os EUA, o Brasil, o Canadá e a Austrália são os principais impulsionadores do crescimento em 2019 e continuam liderando o crescimento em 2020, com a adição da Noruega e da Guiana”, afirmou a OPEP.
Referindo-se à produção da OPEP para dezembro, as fontes secundárias do cartel – aquelas que considera legítimas – descobriram que a produção caiu 161.000 bpd em relação a novembro, para uma média de 29,44 milhões de bpd no mês passado.
Arábia Saudita, Iraque e Emirados Árabes Unidos – os três principais produtores da OPEP – foram os países que mais reduziram sua produção em dezembro, com os sauditas cortando 111.000 bpd de novembro para 9.762 milhões de bpd.
Os números de produção da OPEP confirmam pesquisas anteriores de que o cartel não apenas continuou cortando sua produção de petróleo bruto em dezembro de 2019, mas também conseguiu atingir sua meta de corte mais profundo para o primeiro trimestre de 2020, um mês antes do planejado.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…