A OPEP está otimista de que a aceleração dos programas de vacinação e o aumento da demanda por combustível irão aumentar a demanda global de petróleo em 5,95 milhões de barris por dia (barris por dia) este ano, apesar da atual crise de COVID na Índia, disse ele. O cartel manteve sua demanda na terça-feira. a previsão não mudou em relação ao mês anterior.
A demanda global de petróleo em 2021 terá uma média de 96,5 milhões de barris por dia, disse hoje a OPEP em seu Relatório Mensal do Mercado de Petróleo (MOMR). Isso será quase 6 milhões de barris por dia a mais do que a demanda do ano passado, com uma aceleração esperada no segundo semestre de 2021.
A OPEP revisou suas estimativas de demanda global de petróleo no segundo trimestre para baixo em 300.000 barris por dia devido à demanda menor do que o esperado na América do Norte no primeiro trimestre e renovou o COVID na Índia e no Brasil. No entanto, a organização aumentou suas perspectivas para a demanda de petróleo no terceiro e quarto trimestres de 2021 em 150.000 barris por dia e 290.000 barris por dia, respectivamente. O crescimento esperado na demanda no segundo semestre deste ano é o resultado de dados positivos de combustível dos Estados Unidos, enquanto “acelerar os programas de vacinação em muitas regiões é encorajador”, disse a Opep.
Espera-se que regiões como o Oriente Médio e a Ásia, exceto a China, também se beneficiem de algum retorno à normalidade no segundo semestre de 2021.
Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos e a América do Norte como um todo serão os que mais contribuirão para a demanda, embora a demanda não deva retornar aos níveis anteriores à crise este ano.
“A recuperação dos combustíveis de transporte, principalmente a gasolina, além das necessidades saudáveis de destilados leves e médios, deve ajudar a restaurar a demanda por petróleo no futuro”, disse a Opep.
As entregas para países não pertencentes à OPEP foram revisadas para baixo em 230.000 barris por dia este ano, principalmente devido ao congelamento no Texas em fevereiro. A OPEP espera atualmente que as remessas totais de petróleo de países não pertencentes à OPEP cresçam 700.000 barris por dia por ano em 2021.