DESTAQUE

Opep anuncia aumento na produção de petróleo para 100 mil barris por dia e preços do combustível no mercado global seguem em queda

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) concordou em uma reunião na última quarta-feira, (03/08), em realizar um aumento leve na produção de petróleo mundial com todos os seus membros, após sofrer pressão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quanto à necessidade de controlar o cenário internacional do combustível. E, mesmo com a queda atual nos preços do petróleo, o aumento na produção não terá um efeito significativo nos valores do produto. 

Reunião da Opep nesta quarta-feira marca anúncio de aumento na produção internacional do petróleo para 100 mil barris por dia em setembro

Após sofrer pressão e diversos pedidos dos Estados Unidos e outros gigantes no consumo do combustível, a Opep acaba de anunciar o aumento na produção coletiva para 100 mil barris por dia durante o mês de setembro deste ano.

A organização visa assim contornar a situação de instabilidade após os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, iniciados no começo do ano de 2022 e seguem até o momento impactando o mercado global de combustíveis.

Liderada pela Arábia Saudita, referência na produção do combustível em todo o mundo, a Opep estava sofrendo uma forte pressão depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, disse esperar que Riad ajude a aumentar a oferta global após uma viagem de alto nível ao reino em julho.

Além disso, a organização precisava manter a estabilidade quanto aos conflitos com a Rússia, já que o país produtor do combustível prefere manter os altos preços do petróleo no cenário atual. 

No entanto, durante a sua sexta reunião desde o início dos conflitos geopolíticos na Europa, a Opep anunciou um aumento da produção coletiva de petróleo para 100 mil barris por dia durante o mês de setembro deste ano.

Desde que os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia iniciaram, elevando os preços do petróleo acima de US$ 100 o barril pela primeira vez em oito anos, a organização vem buscando garantir a estabilidade do mercado internacional, e finalmente está conseguindo ver resultados com a queda nos preços do combustível. 

Opep continua expandindo produção coletiva com seus membros para conter preços do combustível no mercado internacional

O aumento da produção do petróleo para 100 mil barris por dia durante o mês de setembro deste ano é só mais uma das decisões de expansão nos números anunciada pela Opep nos últimos meses.

A organização concordou em elevar a produção em 648 mil barris por dia em julho e agosto, durante uma reunião no mês de junho e, anteriormente, lançou aumentos mensais de 432 mil barris por dia como parte de um plano para ampliar a produção para níveis pré-pandêmicos.

Esse acordo com os membros finaliza ainda neste mês de agosto, mas alguns países seguem descumprindo as recomendações da Opep para a estabilização do mercado internacional.

E, embora a organização esteja ouvindo as solicitações dos EUA e da Europa para tomar medidas que levem à queda dos preços do combustível no mercado global, o impacto ainda se torna mínimo ao consumidor final do produto. 

No entanto, as últimas semanas vêm sendo bastante positivas para o setor de combustíveis, uma vez que os preços do petróleo vêm apresentando uma queda significativa, em razão da flexibilização da economia mundial, abertura comercial de países e aumento na oferta do produto entre as nações que mais exportam a commodity.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Stellantis revela investimento bilionário e lançamentos para o Brasil: Planos ambiciosos para os próximos cinco anos

No contexto do mercado automotivo brasileiro, a Stellantis, conglomerado que abrange marcas como Fiat, Citroën,…

2 minutos ago

Ultragaz oferece vagas de emprego para profissionais de todo o Brasil, confir

A Ultragaz, empresa líder no mercado de distribuição de GLP, está com vagas abertas em…

3 minutos ago

Mubadala Capital anuncia investimento bilionário em Biocombustíveis no Brasil

O Mubadala Capital, braço de gestão de ativos do fundo soberano de Abu Dhabi, revelou…

11 minutos ago

Governo quer instalar energia solar em casas de consumidores de baixa renda

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4.449/2023, de autoria do deputado…

13 minutos ago

Gigante da tecnologia Google oferece mais de 2 mil vagas de emprego home office e presenciais

A Google, uma das líderes globais em tecnologia e inovação, abriu mais de 2 mil…

42 minutos ago

General Motors sinaliza fechamento de suas fábricas, movimento semelhante ao que a Ford fez no Brasil em 2021

Esta semana, a General Motors (GM) anunciou o fechamento de suas fábricas na Colômbia e…

58 minutos ago