ÓLEO E GÁS

Omni Táxi Aéreo realiza missões para plataformas offshore da Petrobras com Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs)

A Omni Táxi Aéreo, subsidiária do Grupo Omni Helicopters International, conquistou novos contratos com a Petrobras para operar Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) em missões offshore. As missões, programadas para além da linha de visão convencional, visam transportar cargas de até 50 kg entre instalações offshore, coletando dados sobre o compartilhamento de espaço aéreo. A parceria de quase duas décadas da empresa com a Petrobras reforça o compromisso da Omni Táxi Aéreo com o mercado nacional, enquanto o projeto tem como objetivo principal reduzir custos e emissões de CO2, ampliando a logística aérea não tripulada no Brasil. Os primeiros voos operacionais do contrato estão previstos para o segundo trimestre de 2024.

Petrobras e Omni Táxi Aéreo firmam novo contrato para missões offshore

A Omni Táxi Aéreo conquistou dois novos contratos da Petrobras para operar Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) em missões offshore. As missões pioneiras no Brasil prometem transformar a logística aérea e abrir caminho para soluções mais eficientes e sustentáveis no mercado petrolífero ao longo dos próximos meses. 

Além disso, a parceria entre a Omni Táxi Aéreo e a Petrobras representa um marco na indústria aérea brasileira. A empresa, com o respaldo da consultoria da OHI Unmanned, divisão de drones do Grupo Omni Helicopters International, receberá contratos para operar UAVs em missões para as plataformas offshore da estatal.

As missões planejadas vão além da linha de visão convencional, transportando cargas de até 50 kg para instalações offshore e realizando voos interinstalações. Essa abordagem representa uma mudança radical no transporte de carga do Brasil, explorando a tecnologia UAV para garantir mais eficiência e economia.

Além do transporte de carga, as missões offshore serão importantes na coleta de dados sobre o compartilhamento de espaço aéreo entre UAVs e helicópteros. Esse esforço das empresas tem como objetivo aprimorar a integração de UAVs em operações críticas, ampliando a logística aérea nacional. 

Missões com a companhia garantem mais sustentabilidade nas operações offshore

A Omni Táxi Aéreo reforçou que esse projeto é uma contribuição para a transição ordenada de energia no Brasil. Isso, pois a substituição de helicópteros convencionais e barcos por UAVs nas missões de menor porte têm o potencial de reduzir os custos operacionais e as emissões de CO₂ nas operações. O CEO da Omni Táxi Aéreo, Roberto Coimbra, destaca a relação de quase 20 anos com a Petrobras como um esforço conjunto pela inovação no Brasil.

“A nossa relação de quase 20 anos com a Petrobras tem sido pautada pela inovação e estamos satisfeitos que tenham nos escolhido para mais esta jornada”, disse Coimbra.

Agora, com o novo contrato, ele espera que a empresa contribua ainda mais para as missões offshore da petroleira estatal. Já para o CEO da OHI Unmanned, João Welsh, a empresa está “muito satisfeita em colaborar com a Petrobras. Com inovação e tecnologia de ponta, podemos integrar perfeitamente veículos não tripulados em missões críticas, oferecendo um serviço de excelência aos clientes e contribuindo para resultados sustentáveis”.

Conheça um pouco mais sobre a atuação da Omni Táxi Aéreo no setor Offshore

A Omni Táxi Aéreo é uma empresa brasileira que oferece serviços de táxi aéreo, destacando-se no transporte para o setor petrolífero. Fundada em dezembro de 2000, a empresa tem um histórico de segurança operacional e foi a primeira do Brasil a receber certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001. A Omni atende grandes empresas, incluindo a Petrobras, e oferece soluções de transporte aéreo offshore e onshore em todo o território brasileiro, além de transporte de carga externa e serviço de transporte aeromédico. Com mais de 475.000 horas de voo, a Omni representa quase 15% do total de viagens offshore do mundo e realiza uma média de 1500 voos semanais. Em 2023, a empresa atingiu a marca de 5 milhões de passageiros transportados.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Petrobras à deriva: Lucros em queda livre, demissão de Presidente e tensões geopolíticas desafiam gigante do setor energético

A Petrobras, empresa do setor energético brasileiro, divulgou recentemente detalhes sobre seus resultados no primeiro…

7 horas ago

Rumo abre portas para novos profissionais: Confira as vagas disponíveis e candidate-se!

Com uma extensa malha ferroviária de quase 14 mil quilômetros, equivalente a uma viagem de…

7 horas ago

BYD anuncia Picape Híbrida “Shark” com autonomia e tecnologia de impressionar

No México, a fabricante de veículos BYD fez um anúncio de impacto que reverberou por…

7 horas ago

MRS Logística está contratando profissionais de São Paulo para preencher as vagas de emprego disponíveis

A MRS Logística está oferecendo diversas oportunidades de emprego em São Paulo, Brasil, abrangendo uma…

7 horas ago

Brasil planeja dobrar infraestrutura de eletropostos para carros elétricos até 2025

Nos próximos anos, o Brasil está prestes a passar por uma significativa expansão em sua…

7 horas ago

Petrobras anuncia investimento bilionário para renovar sua frota de navios

A Petrobras, gigante do setor petrolífero brasileiro, está planejando seus próximos passos no cenário offshore,…

8 horas ago