Home ÓLEO E GÁS Omã inicia mega projeto de produção de gás

Omã inicia mega projeto de produção de gás

by Luis Santana

O RHIP é um desenvolvimento integrado de petróleo e gás nos reservatórios de Rabab e Harweel, no sul de Omã. É o maior projeto de capital na história de Omã, representando uma reserva adicional de mais de 500 milhões de boe (barris de óleo equivalente).

Raoul Restucci, diretor-gerente do PDO, disse: “O Rabab Harweel é uma adição de classe mundial ao nosso portfólio, chegando antes do planejado e bem abaixo do orçamento. Os retornos dos investimentos são substanciais e, principalmente, robustos com os baixos preços do petróleo.

“Este projeto altamente técnico e complexo de classe mundial foi entregue por uma equipe de Omanis qualificados com um impressionante histórico de segurança, superando desafios logísticos, técnicos e operacionais significativos. É uma grande fonte de orgulho para todos no PDO (Desenvolvimento petrolífero Omã). Também quero aproveitar a oportunidade para elogiar nossos parceiros estratégicos, a Petrofac, a CCC e a Al Turki Enterprises pela excelente entrega e colaboração proficiente. ”

As instalações foram construídas para lidar com a produção de petróleo e gás dos reservatórios de petróleo de Harweel via injeção de gás miscível (MGI) – um mecanismo de recuperação de petróleo pioneiro da DOP (Desenvolvimento petrolífero OmãDesenvolvimento petrolífero Omã) – e a produção de gás do Harweel e reservatórios vizinhos de Rabab. A produção de gás e petróleo do RHIP proporcionará receita adicional que contribuirá para o crescimento econômico.

Shihab Al Barwani, gerente de entrega de projetos da PDO (Desenvolvimento petrolífero Omã), acrescentou: “O RHIP faz parte integrante do portfólio da PDO e desempenha um papel importante em nossa jornada de crescimento e na economia de Omã como um todo”.

Embora a aquisição do projeto envolvesse fornecedores em escala global, havia uma ênfase significativa no Valor no País, com 50% do custo de aquisição gasto em Omã utilizando cadeias de fornecimento locais.

Cerca de 200 Omanis foram treinados como soldadores certificados 6G (o mais alto padrão internacional) através do programa de objetivos nacionais do PDO, especificamente para trabalhar no projeto.

O diretor-gerente declarou: “O projeto criou um grande número de empregos e oportunidades de desenvolvimento para o PDO, fornecedores e contratados locais, além de aumentar a experiência em gás ácido da empresa, que podemos alavancar regional e globalmente.”

Veja também