NOTÍCIAS

Óleo de xisto esta definido para inundar o mercado global

O crescimento da produção de óleo de xisto em patamares recordes nos Estados Unidos levou a um aumento de 2,5 milhões de bpd na produção global de petróleo no ano passado, apesar dos cortes da Opep +, disse a italiana Eni na última edição de seu relatório World Oil Review, parte do World Oil da empresa. Revisão de Gás e Renováveis.

De acordo com o relatório, os EUA representaram 88% desse crescimento na produção global de petróleo, enquanto a OPEP registrou uma queda na produção, devido às sanções dos EUA contra o Irã e a Venezuela, que retiraram 800.000 bpd da produção do cartel. 2018.

Enquanto os EUA se tornaram o maior produtor de petróleo do mundo no ano passado graças ao xisto e encontraram um lugar entre os dez maiores exportadores de petróleo do mundo, ele mudou o mix de mistura nos mercados globais, disse a Eni em seu relatório. Graças ao xisto, a porção de crudes leves e doces nos mercados internacionais aumentou para mais de 20%. Ao mesmo tempo, devido às sanções contra a Venezuela e ao declínio da produção no México, a porção de petróleo bruto médio caiu abaixo de 40% do total pela primeira vez na história.

Essa mudança na disponibilidade de grau de óleo cru também está mudando a dinâmica dos preços. No início deste ano, os preços de alguns tipos pesados ​​subiram para valores mais leves devido à preocupação com a crise de fornecimento de petróleo bruto, resultante de sanções e cortes da Opep: a maioria dos membros da Opep reduziu sua produção de petróleo bruto em favor dos tipos light e sweet usados ​​para produzir Gasolina.

Essa crise de oferta ajudou as exportações dos EUA: no início de junho, a Reuters informou que até seis Very Large Crude Carriers estavam esperando para carregar petróleo bruto médio-azedo do Golfo do México para os mercados de exportação. Ao mesmo tempo, as refinarias da Costa do Golfo lutaram com um excesso de petróleo leve produzido a partir do xisto nas proximidades: o Permiano e o Eagle Ford.

Curiosamente, apesar das iminentes novas regras de emissões da Organização Marítima Internacional que entrarão em vigor em janeiro próximo, a Eni informou que a produção global de petróleo bruto médio, que tem maior teor de enxofre do que petróleo leve, aumentou no ano passado. representam 11,8% do total, de 9,9% no ano anterior. Ao mesmo tempo, a produção total de doce-doce diminuiu para 35,6% do total, de 36,3% em 2017.

Em meio a esses padrões variáveis ​​de produção, a demanda por petróleo bruto no ano passado continuou a crescer, apesar da enxurrada de declarações de emergência climáticas, provocadas por protestos e demandas de organizações ambientais para que os governos fizessem mais a respeito da mudança climática. De acordo com a Eni, a demanda global por petróleo aumentou em 1,4 milhão de barris por dia, com a Ásia – e, especificamente, a China e a Índia – sem surpresas liderando o caminho. As duas maiores economias do continente foram responsáveis ​​por metade desse crescimento da demanda. Ao mesmo tempo, na Europa cada vez mais renovável, a demanda por petróleo permaneceu praticamente inalterada em relação ao ano anterior.

A capacidade de refino também aumentou no ano passado, com a Ásia novamente liderando o caminho: até 75% da nova capacidade global de refino de 1 milhão de bpd foi construída lá, disse a supermajor italiana. Este ano, espera-se mais capacidade de refino, especialmente na China: novas adições de quase 900.000 bpd são esperadas para este ano dos atuais 15 milhões de bpd.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago