Categorias DESTAQUE

Offshore: BVT e TotalEnergies estudam amônia como combustível marítimo

A BVT e a multinacional Total Energies estão realizando um estudo para reduzir os riscos provocados pelo uso da amônia para a produção de combustíveis marítimos. A amônia é, em grande parte, liberada pela urina de peixes e outros animais presentes no meio aquático. Um dos objetivos do estudo é entender sobre as melhores formas de prevenir possíveis vazamentos dentro dos navios, visto que este componente químico é altamente tóxico para os seres humanos. Por isso, avaliar os riscos que os passageiros e a tripulação no geral poderiam estar correndo ao fazer o uso deste novo tipo de combustível é crucial.  Dessa forma, poderiam reduzir os cursos e melhorar a aplicação do fornecimento de amônia para o meio de transporte naval petroleiro. 

Atualmente, a Amônia é um dos combustíveis que mais chamam a atenção pela diminuição da emissão de dióxido de carbono sobre o meio ambiente. No entanto, vem apresentando vários desafios no campo naval, visto que é um produto altamente tóxico para os seres humanos, tanto que o corpo sequer a produz, o corpo humano produz um ácido semelhante a ela na urina. 

A  BVT anunciou que, uma das formas utilizadas pelas empresas parceiras a fim de desenvolver o estudo vem sendo a Nota de Regra NR 671, que foi utilizada como diretriz dado o seu foco sobre o que fazer em caso de vazamento de amônia e os requisitos de eliminação de vapor a bordo. O GNL poderia ser utilizado nos navios a fim de reagir com a amônia em caso de vazamentos e reduzir exponencialmente os custos e danos.

O explicado pela pesquisa mostra que o gás consegue se tornar tóxico apenas quando supera o teto de 50.000 partes por milhão (ppm), mas a sua quantidade necessária para reação com a amônia é bem menor, sendo de apenas 330 ppm.

Total Energies: O ramo offshore será o mais privilegiado com o uso da amônia

Laurent Leblanc, vice-presidente sênior de técnicas e operações do Bureau Veritas Marine & Offshore, afirmou a importância de mais testes serem realizados pela empresa a fim de conseguir entender sobre a eficácia do uso da amônio para a produção de combustíveis e a possibilidade de tornar a emissão de carbono zero no meio ambiente. 

Segundo ele, arranjos de abastecimento serão criados a  fim de automatizar os processos e garantir que as empresas atuarão com estoques do produto e não terão a sua logística prejudicada. Testes adicionais serão realizados como forma de entender sobre o vazamento e o que deve ser feito em cada um dos casos. E, assim sendo, melhorar a segurança dos trabalhadores quando o combustível ser efetivamente utilizado pela indústria. 

Leia mais: Engeman tem vagas de estágio e emprego sem ensino superior. Saiba como se inscrever e locais!

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago