A Arábia Saudita fala com investidores do Oriente Médio e do mundo inteiro para participar do financiamento do desenvolvimento de uma metrópole de entretenimento e esportes no âmbito da estratégia do Reino de diversificar sua economia com o petróleo.
De acordo com o chefe da Qiddiya Investment – uma empresa apoiada pelo Fundo de Investimento do Estado da Arábia Saudita, o Fundo de Investimento Público (PIF), Qiddiya pretende assinar acordos sobre a criação de uma joint venture, e também está estudando as questões de privatização e arrendamento de terras para financiar um novo projeto ambicioso. OPEP O maior produtor e exportador mundial de petróleo.
“O projeto será baseado em uma combinação de nosso capital, que é implantado junto com capital de investimento de muitas outras fontes”, disse o presidente-executivo da Qiddiya Investment, Michael Reininger, na capital da Arábia Saudita, Riyadh, na quarta-feira
De acordo com Reininger, o PIF combinará recursos de seu próprio tesouro com investimentos para financiar a metrópole de entretenimento e esportes, sem mencionar o custo potencial de um grande projeto.
No momento, os detalhes são conhecidos de que a cidade de entretenimento será construída em 334 quilômetros quadrados (129 quilômetros quadrados) fora de Riade. Segundo a Bloomberg, o projeto pretende criar um parque temático Six Flags Entertainment Corporation, uma área off-road e uma rodovia particular.
Espera-se que a cidade de entretenimento e esportes atraia 17 milhões de visitantes por ano até 2030, fornecendo até 4,5 bilhões de dólares para o setor não-petrolífero da economia da Arábia Saudita.
A metrópole de entretenimento é a mais recente de uma série de grandes investimentos anunciados no Reino Unido, incluindo uma cidade inteligente de US $ 500 bilhões e um projeto solar de US $ 200 bilhões para diversificar a economia do petróleo. Pelo menos do lado saudita, a maior parte do financiamento para esses grandes projetos virá apenas das receitas do petróleo.