A empresa francesa Alstom inovou no mercado de transporte. A empresa anunciou que o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo, o Coradia iLint, chegou a Bremervörde, Baixa Saxônia, Alemanha. Este trem regional emite apenas vapor e água condensada enquanto opera com baixo nível de ruído. Com esse avanço, o objetivo foi contribuir para a rede ferroviária mais ecológica do mundo, segundo a empresa.
“A mobilidade livre de emissões é uma das metas mais importantes para garantir um futuro sustentável, e a Alstom tem uma clara ambição de se tornar a líder mundial em sistemas alternativos de propulsão ferroviária”, diz Henri Poupart-Lafarge, CEO e Presidente do Conselho de Alstom.
“O primeiro trem movido a hidrogênio do mundo, o Coradia iLint, demonstra nosso claro compromisso com a mobilidade verde combinada com tecnologia de ponta. Estamos muito orgulhosos de trazer essa tecnologia para operação em série como parte de uma estreia mundial, juntamente com nosso grandes parceiros.”
Como a CNN relatou, quatorze trens de hidrogênio eram movidos por propulsão de células de combustível. Um acordo de US$ 93 milhões foi assinado entre a subsidiária estatal Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LVNG) e a Alstom.
A Elbe-Weser Railways and Transport Company (EVB), que vai operar os trens, e a empresa de gás e engenharia Linde, também fazem parte do projeto. Os trens, lançados na quarta-feira (24) , substituirão gradualmente os 15 trens atualmente em serviço.
Os trens são livres de emissões e de baixo ruído, com apenas vapor e água condensada saindo do escapamento. Eles têm um alcance de 1.000 km. Isso significa que cada trem pode rodar o dia inteiro com um único tanque de hidrogênio.
Os trens podem ir a um máximo de 140 km/h, ou 87 km/h, embora as velocidades regulares na linha sejam muito menores, entre 80-120 km/h. O presidente da Baixa Saxônia, Stephan Weil, chamou a notícia de “modelo para o resto do mundo” e “um marco no caminho para a neutralidade climática no setor de transporte”.
Além de ser o primeiro trem 100% de hidrogênio do mundo, o Cordia iLint também apresenta muitos avanços:
O iLint foi projetado por equipes da Alstom em Salzgitter, Alemanha, e Tarbes, França. O projeto conta com o apoio do governo alemão, e o desenvolvimento do Coradia iLint foi financiado como parte do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível (NIP) do governo alemão.
De acordo com a CNN, o próximo destino dos trens será Frankfurt, onde 27 deles foram encomendados para a região metropolitana. Eles também farão uma parada na Itália, onde seis trens foram comissionados para uso na região norte da Lombardia, e na França, onde 12 trens serão compartilhados em quatro regiões.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…