Home INDÚSTRIA O primeiro trem 100% movido a hidrogênio do mundo começa a funcionar

O primeiro trem 100% movido a hidrogênio do mundo começa a funcionar

Com apenas 1 quilo de combustível de hidrogênio o veiculo pode fazer o mesmo que cerca de 4,4 litros de diesel.

by Valdemar Medeiros
O primeiro trem 100% movido a hidrogênio do mundo começa a funcionar

A empresa francesa Alstom inovou no mercado de transporte. A empresa anunciou que o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo, o Coradia iLint, chegou a Bremervörde, Baixa Saxônia, Alemanha. Este trem regional emite apenas vapor e água condensada enquanto opera com baixo nível de ruído. Com esse avanço, o objetivo foi contribuir para a rede ferroviária mais ecológica do mundo, segundo a empresa.

“A mobilidade livre de emissões é uma das metas mais importantes para garantir um futuro sustentável, e a Alstom tem uma clara ambição de se tornar a líder mundial em sistemas alternativos de propulsão ferroviária”, diz Henri Poupart-Lafarge, CEO e Presidente do Conselho de Alstom.

“O primeiro trem movido a hidrogênio do mundo, o Coradia iLint, demonstra nosso claro compromisso com a mobilidade verde combinada com tecnologia de ponta. Estamos muito orgulhosos de trazer essa tecnologia para operação em série como parte de uma estreia mundial, juntamente com nosso grandes parceiros.”

Com penas 1 kg de combustível de hidrogênio, o trem pode fazer o mesmo que cerca de 4,5 litros de diesel.

Como a CNN relatou, quatorze trens de hidrogênio eram movidos por propulsão de células de combustível. Um acordo de US$ 93 milhões foi assinado entre a subsidiária estatal Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LVNG) e a Alstom.

A Elbe-Weser Railways and Transport Company (EVB), que vai operar os trens, e a empresa de gás e engenharia Linde, também fazem parte do projeto. Os trens, lançados na quarta-feira (24) , substituirão gradualmente os 15 trens atualmente em serviço.

Os trens movidos a hidrogênio podem funcionar o dia inteiro

Os trens são livres de emissões e de baixo ruído, com apenas vapor e água condensada saindo do escapamento. Eles têm um alcance de 1.000 km. Isso significa que cada trem pode rodar o dia inteiro com um único tanque de hidrogênio.

Os trens podem ir a um máximo de 140 km/h, ou 87 km/h, embora as velocidades regulares na linha sejam muito menores, entre 80-120 km/h. O presidente da Baixa Saxônia, Stephan Weil, chamou a notícia de “modelo para o resto do mundo” e “um marco no caminho para a neutralidade climática no setor de transporte”.

Sobre o Cordia iLint

Além de ser o primeiro trem 100% de hidrogênio do mundo, o Cordia iLint também apresenta muitos avanços:

  • Conversão de energia limpa;
  • Armazenamento de energia flexível em baterias;
  • Gestão inteligente da força motriz e da energia disponível;
  • O trem viaja a velocidades de 50 a 75 mph (80 a 120 km/h), com uma velocidade máxima de 87 milhas (140 km/h).

O iLint foi projetado por equipes da Alstom em Salzgitter, Alemanha, e Tarbes, França. O projeto conta com o apoio do governo alemão, e o desenvolvimento do Coradia iLint foi financiado como parte do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível (NIP) do governo alemão.

Qual será o futuro do mercado global de trens?

De acordo com a CNN, o próximo destino dos trens será Frankfurt, onde 27 deles foram encomendados para a região metropolitana. Eles também farão uma parada na Itália, onde seis trens foram comissionados para uso na região norte da Lombardia, e na França, onde 12 trens serão compartilhados em quatro regiões.

Veja também