INDÚSTRIA

O primeiro carro de corrida movido a hidrogênio do mundo acaba de ser lançado e pode atingir até 7.000 rpm

A fabricante de veículos francesa Alpine, subsidiária da Renault, revelou recentemente sua mais nova criação, o protótipo Alpine Alpenglow Hy4. Este carro de corrida movido a hidrogênio é mais que um simples veículo de exposição, representando um marco essencial para a indústria automotiva, visto que é alimentado por um motor de combustão interna movido a hidrogênio.

Carro a hidrogênio Alpine Alpenglow Hy4 entrega 335

O carro a hidrogênio foi inicialmente apresentado como um projeto de design simbólico no final de 2022, no Salão do Automóvel de Paris, junto com o A110 R e o A110 E-ternite movido a bateria. Agora, a marca transformou esse conceito de carro de corrida movido a hidrogênio em realidade com o Alpine Alpenglow Hy4, a primeira versão funcional do veículo. O protótipo foi revelado ao público no dia 10 de maio no Circuito de Spa-Francorchamps, antes de fazer sua estreia na pista durante a corrida de resistência TotalEnergies 6 Hours of Spa-Francorchamps.

Em seguida, demonstrações adicionais serão realizadas na 92ª edição das 24 horas de Le Mans em 14 e 15 de junho. O nome “Hy4” combina a noção de hidrogênio “Hy” e ‘quatro’ para 4 cilindros. O protótipo do carro de corrida movido a hidrogênio é equipado com um motor de combustão interna de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de produzir cerca de 340 ps ou 335 hp. Apesar disso não parecer muito para um carro de corrida, o carro a hidrogênio é equipado com um monocoque de fibra de carbono leve e um chassi estilo LMP3.

Alpine Alpenglow Hy4 pode receber versão com motor V6

O motor turbo de 2.0 litros do carro de corrida movido a hidrogênio é alimentado por H2 di-hidrogênio e possui injeção direta a 40 bar, além de injeção de água para reduzir as emissões de NOx. Com esse motor, o carro pode atingir até 7 mil RPM. Acoplado à caixa de câmbio sequencial de corrida com embreagem centrífuga, o protótipo é capaz de alcançar uma velocidade máxima de até 270 km/h.

O hidrogênio é armazenado na forma de gás em três tanques de 2,1 kg cada, a uma pressão de 700 bar. Essa força é reduzida para 200 bar por meio de um regulador e, em seguida, para 40 bar para a injeção direta na câmara de combustão. A Alpine e a Renault têm grandes esperanças de que a tecnologia do motor de combustão a hidrogênio tenha um futuro na corrida pela sustentabilidade. Além disso, elas buscam combinar essa tecnologia com inovação e desempenho.

Até o final do ano, a equipe planeja substituir os quatro cilindros por um V6 no carro de corrida movido a hidrogênio. Com o Alpine Alpenglow Hy4, a marca está demonstrando que o desempenho e o desenvolvimento sustentável são compatíveis, com o bônus adicional do som de um motor de combustão interna.

Hidrogênio é o futuro da mobilidade

O hidrogênio renovável possui a vantagem de ser uma fonte energética limpa, uma vez que, quando utilizado em células de combustível, sua única emissão é o vapor d’água, tornando-o uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, que são responsáveis por grande parte da poluição atmosférica e das mudanças climáticas atualmente.

Desta forma, o hidrogênio se torna essencial na propulsão de veículos pesados que representam uma grande parcela das emissões de gases poluentes, especialmente em áreas urbanas, como os ônibus e caminhões. Entre as principais vantagens do combustível está a diversificação energética, oportunidades econômicas e aplicações além do transporte.

Marcelo Santos

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