INDÚSTRIA

O primeiro carro de corrida movido a hidrogênio do mundo acaba de ser lançado e pode atingir até 7.000 rpm

A fabricante de veículos francesa Alpine, subsidiária da Renault, revelou recentemente sua mais nova criação, o protótipo Alpine Alpenglow Hy4. Este carro de corrida movido a hidrogênio é mais que um simples veículo de exposição, representando um marco essencial para a indústria automotiva, visto que é alimentado por um motor de combustão interna movido a hidrogênio.

Carro a hidrogênio Alpine Alpenglow Hy4 entrega 335

O carro a hidrogênio foi inicialmente apresentado como um projeto de design simbólico no final de 2022, no Salão do Automóvel de Paris, junto com o A110 R e o A110 E-ternite movido a bateria. Agora, a marca transformou esse conceito de carro de corrida movido a hidrogênio em realidade com o Alpine Alpenglow Hy4, a primeira versão funcional do veículo. O protótipo foi revelado ao público no dia 10 de maio no Circuito de Spa-Francorchamps, antes de fazer sua estreia na pista durante a corrida de resistência TotalEnergies 6 Hours of Spa-Francorchamps.

Em seguida, demonstrações adicionais serão realizadas na 92ª edição das 24 horas de Le Mans em 14 e 15 de junho. O nome “Hy4” combina a noção de hidrogênio “Hy” e ‘quatro’ para 4 cilindros. O protótipo do carro de corrida movido a hidrogênio é equipado com um motor de combustão interna de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de produzir cerca de 340 ps ou 335 hp. Apesar disso não parecer muito para um carro de corrida, o carro a hidrogênio é equipado com um monocoque de fibra de carbono leve e um chassi estilo LMP3.

Alpine Alpenglow Hy4 pode receber versão com motor V6

O motor turbo de 2.0 litros do carro de corrida movido a hidrogênio é alimentado por H2 di-hidrogênio e possui injeção direta a 40 bar, além de injeção de água para reduzir as emissões de NOx. Com esse motor, o carro pode atingir até 7 mil RPM. Acoplado à caixa de câmbio sequencial de corrida com embreagem centrífuga, o protótipo é capaz de alcançar uma velocidade máxima de até 270 km/h.

O hidrogênio é armazenado na forma de gás em três tanques de 2,1 kg cada, a uma pressão de 700 bar. Essa força é reduzida para 200 bar por meio de um regulador e, em seguida, para 40 bar para a injeção direta na câmara de combustão. A Alpine e a Renault têm grandes esperanças de que a tecnologia do motor de combustão a hidrogênio tenha um futuro na corrida pela sustentabilidade. Além disso, elas buscam combinar essa tecnologia com inovação e desempenho.

Até o final do ano, a equipe planeja substituir os quatro cilindros por um V6 no carro de corrida movido a hidrogênio. Com o Alpine Alpenglow Hy4, a marca está demonstrando que o desempenho e o desenvolvimento sustentável são compatíveis, com o bônus adicional do som de um motor de combustão interna.

Hidrogênio é o futuro da mobilidade

O hidrogênio renovável possui a vantagem de ser uma fonte energética limpa, uma vez que, quando utilizado em células de combustível, sua única emissão é o vapor d’água, tornando-o uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, que são responsáveis por grande parte da poluição atmosférica e das mudanças climáticas atualmente.

Desta forma, o hidrogênio se torna essencial na propulsão de veículos pesados que representam uma grande parcela das emissões de gases poluentes, especialmente em áreas urbanas, como os ônibus e caminhões. Entre as principais vantagens do combustível está a diversificação energética, oportunidades econômicas e aplicações além do transporte.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago