NOTÍCIAS

O potencial de produção de biogás da agropecuária brasileira

O Brasil apresenta, atualmente, um potencial de produção de biogás bruto de 82,5 bilhões de metros cúbicos ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Biogás — ABiogás. O número considera os setores sucroenergético, saneamento, proteína animal e produção agrícola.

Já a produção nacional, chega a 2,89 bilhões de m³, conforme levantamento conduzido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis — CIBiogás. Desse total, o maior volume produzido está na área de Resíduos Sólidos Urbanos, através dos aterros sanitários, com 74,2%. Na indústria, alcança 16,2% e na agropecuária 9,53%.

O potencial de produção de biogás da agropecuária

No agro, o biogás é extraído através de projetos de biodigestores, estruturas onde ocorre a “digestão anaeróbia”, uma vez que a decomposição da matéria orgânica precisa ocorrer em ambientes sem oxigênio. Esses projetos existem na suinocultura, bovinocultura, na produção de milho, soja, mandioca, em laticínios e abatedouros, com maior concentração em Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Tiago Nascimento Silva, profissional com mais de 17 anos de experiência em gestão de aproveitamento de biogás e biometano, explica que o potencial é maior na agropecuária. Contudo, os projetos são pequenos e médios e muito pulverizados. “O aumento pode vir com tecnologias que viabilizem projetos pequenos e médios, tropicalização de tecnologia e incentivos do governo”, orienta.

Como funciona a instalação de um biodigestor na agricultura

O profissional define que para a instalação de um biodigestor na agricultura o primeiro passo é a viabilidade técnica de se concentrar todo o resíduo somente em um local, ou seja, se o resíduo for espalhado em uma propriedade grande, não será possível. Com este passo resolvido, é necessário estudar o resíduo a fundo, levar amostras em um laboratório para analisar o potencial real e outros fatores, como o blend de resíduo ideal e temperatura do local.

Outro ponto interessante é verificar se na propriedade há uso energético e/ou de calor para melhor aproveitamento do que é gerado. “O uso local é sempre a melhor alternativa, pois se consegue valorizar melhor a molécula produzida de metano, sem ter que transportar ou ter perda energética com longas distâncias”, acrescenta o especialista.

Após esses dois passos, é necessário providenciar o Business Plan (BP), ou seja, o estudo de viabilidade do projeto e buscar pela melhor linha de financiamento, se for o caso. Ele informa ainda que o retorno da extração leva, em média, 18 a 24 meses, contabilizados o estudo inicial, licenciamento, importação e fabricação de equipamentos, montagem e comissionamento.

Geomembranas para a produção de biogás

O principal material utilizado em sistemas de biogás, seja para resíduos sólidos urbanos, indústria ou agropecuária, é a geomembrana, aplicada no revestimento inferior e como cobertura dos biodigestores. Um dos maiores grupos fabricantes de produtos plásticos para o agro, construção e engenharia do mundo, o Grupo Nortène, oferece ao mercado uma linha de geossintéticos recomendada para esse tipo de aplicação.

O material tem excelente resistência química e UV, conta com maior durabilidade mecânica contra levantamento de vento. Além disso, tem baixíssima permeabilidade à migração de metano, melhor tensão de tração multiaxial, bem como flexibilidade (para facilitar a instalação, qualidade e velocidade da soldagem) e maior resistência a rachaduras por tensão.

Esta solução tem papel fundamental na contenção do biogás, auxiliando a não contaminação do solo, do lençol freático e também do ar. Sua instalação conta com o acompanhamento técnico da empresa e deve ser baseada na norma ABNT NBR 16199:2020.

Grupo Nortène

Fundada em 1981 e sediada em Barueri (SP), a Nortène é pioneira no fornecimento de: reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termo-soldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção. A Nortène contribui também com sua tecnologia exclusiva em plásticos na fabricação e na comercialização dos produtos das empresas: Engepol Geossintéticos, Santeno Irrigação, Tecnofil Soluções em telas e Silox armazenagem.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago