NOTÍCIAS

O LÍTIO vai ACABAR? Quanto LÍTIO existe no mundo? O que vai acabar primeiro: LÍTIO ou petróleo?

Conforme o mundo vai transitando entre veículos a combustíveis fósseis e a inserção de veículos elétricos no mercado, surge o seguinte questionamento: as reservas de lítio do mundo são suficientes para acompanhar o crescimento global de carros elétricos? O lítio, também conhecido como “petróleo branco”, é um dos componentes fundamentais das baterias recarregáveis, responsáveis por manter os carros movidos a eletricidade funcionado. Com o crescimento constante dos veículos elétricos, especialistas se mostram preocupados, considerando até mesmo o fim do lítio.

O lítio vai acabar? Saiba mais sobre as reservas globais e produção de lítio

A produção mundial de lítio registrou um aumento considerável no decorrer dos últimos anos, devido à busca por baterias de íons de lítio, utilizadas em veículos eletrificados e em sistemas de armazenamento de energia. A produção mundial do metal vai de 80.000 a 90.000 toneladas métricas por ano. Espera-se que esta tendência continue à medida que o mercado de VE se expande, apresentando desafios e oportunidades para a indústria de extração e processamento de lítio.

Segundo dados do Departamento Canadense de Recursos Naturais, estima-se que as reservas mundiais do petróleo branco estejam entre 88 e 98 milhões de toneladas métricas. Se essa reserva mundial for utilizada exclusivamente para a fabricação de veículos, é possível que em torno de 1,6 milhões de carros elétricos sejam produzidos.

Fim do lítio e fim do petróleo? Vejamos se isso é possível

Fim do petróleo: Além da preocupação com o lítio, especialistas também mencionam possível fim do petróleo. Foi feita uma comparação entre as reservas mundiais do lítio e de petróleo, para entender sobre a longevidade de ambos os recursos. Segundo a Administração de Informação sobre Energia dos Estados Unidos, é possível que as reservas de petróleo se esgotem entre 2050 e 2060. Já as reservas de lítio que conhecemos atualmente, considerando a produção de novos veículos elétricos e o tempo útil de vida das baterias, é possível que as reservas sustentem a produção de carros elétricos por pelo menos mais 240 anos.

A comparação revela que o metal tem potencial para sobreviver em meio a “guerra” contra os combustíveis fósseis, originários do petróleo. Digamos que o fim do petróleo é uma realidade para daqui a algumas décadas. Contudo, conforme o crescimento do mercado de veículos eletrificados vai expandindo ano após ano, a longevidade das reversas de lítio podem acabar ficando comprometidas, tendo em vista que o lítio garante o pleno funcionamento das baterias recarregáveis de um carro elétrico. De qualquer modo, o fim do lítio será um assunto bastante discutido futuramente.

Desafios de um futuro eletrificado

A transição para veículos eletrificados apresenta uma série de desafios, mas também de oportunidades para enxergar um futuro melhor para todos. Mesmo que a disponibilidade das reservais mundiais do petróleo branco seja um fator importante, o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta e abrangente para firmar a adoção de carros elétricos em uma grande escala também é muito necessária, incluindo a implantação de mais unidades de carregamento, integração de fontes de energias renováveis para alimentar a frota de veículos elétricos, sem contar a expansão da rede elétrica.

Conforme o mundo segue abraçando a ideia da revolução elétrica, o lítio continuará exercendo seu papel fundamental na definição do brilhante futuro da mobilidade. Por isso, se faz necessário enfrentar cada um dos desafios que levarão as reservas do petróleo branco a terem uma ‘vida longa’, abrindo caminho para que transportes elétricos e mais sustentáveis possam superar veículos movidos a combustíveis fósseis. Sem dúvidas, o lítio é fundamental para o futuro da mobilidade.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago