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O LÍTIO vai ACABAR? Quanto LÍTIO existe no mundo? O que vai acabar primeiro: LÍTIO ou petróleo?

Especialistas discutem a sustentabilidade das baterias de lítio diante da expansão global dos veículos elétricos.

by Marcelo Santos
O LÍTIO vai ACABAR? Quanto LÍTIO existe no mundo? O que vai acabar primeiro: LÍTIO ou petróleo?

Conforme o mundo vai transitando entre veículos a combustíveis fósseis e a inserção de veículos elétricos no mercado, surge o seguinte questionamento: as reservas de lítio do mundo são suficientes para acompanhar o crescimento global de carros elétricos? O lítio, também conhecido como “petróleo branco”, é um dos componentes fundamentais das baterias recarregáveis, responsáveis por manter os carros movidos a eletricidade funcionado. Com o crescimento constante dos veículos elétricos, especialistas se mostram preocupados, considerando até mesmo o fim do lítio.

O lítio vai acabar? Saiba mais sobre as reservas globais e produção de lítio

A produção mundial de lítio registrou um aumento considerável no decorrer dos últimos anos, devido à busca por baterias de íons de lítio, utilizadas em veículos eletrificados e em sistemas de armazenamento de energia. A produção mundial do metal vai de 80.000 a 90.000 toneladas métricas por ano. Espera-se que esta tendência continue à medida que o mercado de VE se expande, apresentando desafios e oportunidades para a indústria de extração e processamento de lítio.

Segundo dados do Departamento Canadense de Recursos Naturais, estima-se que as reservas mundiais do petróleo branco estejam entre 88 e 98 milhões de toneladas métricas. Se essa reserva mundial for utilizada exclusivamente para a fabricação de veículos, é possível que em torno de 1,6 milhões de carros elétricos sejam produzidos.

Fim do lítio e fim do petróleo? Vejamos se isso é possível

Fim do petróleo: Além da preocupação com o lítio, especialistas também mencionam possível fim do petróleo. Foi feita uma comparação entre as reservas mundiais do lítio e de petróleo, para entender sobre a longevidade de ambos os recursos. Segundo a Administração de Informação sobre Energia dos Estados Unidos, é possível que as reservas de petróleo se esgotem entre 2050 e 2060. Já as reservas de lítio que conhecemos atualmente, considerando a produção de novos veículos elétricos e o tempo útil de vida das baterias, é possível que as reservas sustentem a produção de carros elétricos por pelo menos mais 240 anos.

A comparação revela que o metal tem potencial para sobreviver em meio a “guerra” contra os combustíveis fósseis, originários do petróleo. Digamos que o fim do petróleo é uma realidade para daqui a algumas décadas. Contudo, conforme o crescimento do mercado de veículos eletrificados vai expandindo ano após ano, a longevidade das reversas de lítio podem acabar ficando comprometidas, tendo em vista que o lítio garante o pleno funcionamento das baterias recarregáveis de um carro elétrico. De qualquer modo, o fim do lítio será um assunto bastante discutido futuramente.

Desafios de um futuro eletrificado

A transição para veículos eletrificados apresenta uma série de desafios, mas também de oportunidades para enxergar um futuro melhor para todos. Mesmo que a disponibilidade das reservais mundiais do petróleo branco seja um fator importante, o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta e abrangente para firmar a adoção de carros elétricos em uma grande escala também é muito necessária, incluindo a implantação de mais unidades de carregamento, integração de fontes de energias renováveis para alimentar a frota de veículos elétricos, sem contar a expansão da rede elétrica.

Conforme o mundo segue abraçando a ideia da revolução elétrica, o lítio continuará exercendo seu papel fundamental na definição do brilhante futuro da mobilidade. Por isso, se faz necessário enfrentar cada um dos desafios que levarão as reservas do petróleo branco a terem uma ‘vida longa’, abrindo caminho para que transportes elétricos e mais sustentáveis possam superar veículos movidos a combustíveis fósseis. Sem dúvidas, o lítio é fundamental para o futuro da mobilidade.

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