A demanda por petróleo impacta a economia de forma direta, na atualidade, é possível analisar diversos fatores que impactam esse fluxo.
Por isso, a transição energética é um tema relevante para a indústria no contexto atual, já que interessa diretamente a indústria de óleo e gás, bem como, impacta o fluxo de oferta e demanda do mercado global. As análises que objetivam projetar a demanda por petróleo são baseadas em diversas premissas, como políticas públicas, comportamento do consumidor e fatores externos.
Assim sendo, devido aos diversos fatores que impactam o preço do barril do petróleo na atualidade, as projeções são passíveis de mudanças. A Opep+ realizará uma nova reunião no mês de março deste ano, o que pode modificar as projeções atuais.
Além disso, o conflito que se arrasta entre a Rússia e a Ucrânia tem modificado os parâmetros de negociação do petróleo, bem como o recente terremoto que atingiu a Síria e a Turquia, já que a tragédia paralisou a produção e a exportação do recurso.
É possível entender que muitos fatores não controláveis impactam o petróleo. Por isso, o mundo observa as reuniões Opep+, já que decisões tomadas impactam diretamente as indústrias em diversos setores, além do óleo e gás. Além das projeções realizadas por órgãos responsáveis ao redor do mundo, cenários que consideram mudanças sociais e setoriais também podem modificar o futuro do petróleo.
O Net Zero, da IEA, por exemplo, destaca o crescimento dos investimentos em energia limpa, objetivando a economia verde para minimizar as emissões de gás carbônico até o ano de 2050, conforme objetiva o Acordo de Paris. Portanto, a transição energética para carbono zero enfrenta diversas dificuldades na atualidade, como os fatores supracitados, já que impactam diretamente a segurança sobre a distribuição do petróleo ao redor do mundo.
Por conta de todos esses fatores, alguns países estão buscando alternativas, elevando investimento em energia renovável. O preço do petróleo está instável e a competição por Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) tem sido elevada nos últimos tempos; o que reflete a instabilidade do momento atual do mercado e a dificuldade de se cumprir as projeções realizadas, ainda que elas tenham sido divulgadas recentemente.
Todo esse cenário atual tem modificado o perfil de consumo e o planejamento de grandes petrolíferas, já que muitas delas estão investindo em energias renováveis, ao passo que outras estão cortando a sua produção de petróleo de modo gradativo.
Segundo destacam especialistas da ONU, a Organização das Nações Unidas, não é viável a decisão de priorizar o petróleo, considerando a sua rentabilidade e a demanda global por combustível. Pois, embora essa estratégia demonstre ser rentável no momento atual, futuramente, ela pode custar caro para grandes empresas, como a Petrobras. Uma vez que o mundo caminha para utilizar recursos cada vez menos dependentes de combustíveis fósseis.
Por outro lado, a Petrobras destaca que a transição energética global não eliminará a demanda pelo petróleo. Especialistas apontam a necessidade de diminuir recursos, como carvão e petróleo na produção industrial. A Petrobras ressalta que a sustentabilidade é uma necessidade dentro dos seus valores e, por isso, a empresa trabalha com diversas medidas para essa finalidade.
No seu site oficial, a Petrobras divulga seu Relatório de Sustentabilidade. Em documento oficial, a empresa ressalta que a sua estratégia de sustentabilidade baseia-se no firme compromisso de acelerar a descarbonização da companhia, ressaltando o seu compromisso de sustentabilidade.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…