O Volkswagen Fusca, um dos carros mais emblemáticos e amados do mundo, ganha uma nova vida no México com uma transformação que mistura nostalgia e inovação. O Fusca, conhecido no México como “Vocho”, está sendo convertido em uma picape cabine simples, uma ideia inusitada que promete unir o charme clássico do modelo com a funcionalidade de um veículo utilitário. O projeto, idealizado pelo preparador Oscar Meza Villa, está chamando a atenção de entusiastas e colecionadores e já pode ser encomendado por um valor significativo.
O Processo criativo e personalizado da conversão do Fusca em Picape
O Fiat 147 foi pioneiro no mercado brasileiro ao introduzir uma versão picape, mas o Fusca, com sua estrutura icônica e design inconfundível, ainda não tinha sido explorado dessa maneira. No entanto, em Culiacán, no México, um grupo de preparadores levou a ideia à prática e criou um Fusca picape cabine simples, uma verdadeira obra-prima da engenharia automotiva e do design criativo.
O projeto de Oscar Meza Villa, exibido em seu canal Oscar MV e detalhado em seu Instagram, tem conquistado a atenção de fãs de carros e entusiastas do Fusca. O sucesso nas redes sociais gerou uma demanda crescente, e agora o Fusca picape está disponível sob encomenda. Com o nome local de “Vocho”, o Fusca passa por uma série de modificações para se transformar em uma picape robusta e funcional.
A conversão do Fusca em picape é um processo meticuloso que envolve a criação de uma nova estrutura para o veículo. Segundo Oscar, cada unidade é personalizada de acordo com as preferências do cliente, o que pode variar o design e os acabamentos. O preço de uma dessas transformações é de 350.000 pesos mexicanos, o equivalente a pouco mais de R$ 107.000, com um tempo de fabricação que varia de quatro a seis meses, dependendo da complexidade do projeto.
O Fusca picape abandona os pneus e rodas tradicionais, substituindo-os por pneus projetados para off-road e um sistema de suspensão robusto, adequado para terrenos irregulares. A caçamba do veículo, projetada para parecer uma picape verdadeira, possui um estepe integrado e um santantonio com um conjunto de iluminação, reforçando o visual utilitário do Fusca.
Interior e motorização
Embora o exterior do Fusca passe por grandes transformações, o interior mantém a essência do clássico. Os bancos, o acabamento, a posição dos pedais, o volante e o câmbio permanecem praticamente inalterados, assim como o painel de instrumentos localizado atrás do volante pequeno. No entanto, algumas adaptações são feitas para integrar as novas funcionalidades da picape, como o encaixe para reboque na traseira e a conexão via cabo na dianteira.
A motorização do Fusca picape também apresenta variações interessantes. Enquanto alguns modelos preservam o motor original do Fusca, outros utilizam motores de picapes e SUVs para melhorar o desempenho e a capacidade de carga. Um exemplo é a transformação que utiliza o motor V6 da Toyota Hilux de quinta geração, proporcionando uma potência e um desempenho superiores.
Além disso, a posição do motor pode variar de um modelo para outro. O primeiro Fusca picape teve o motor deslocado para a dianteira, enquanto um modelo mais recente optou por colocar o motor abaixo da caçamba, criando uma configuração única e personalizada para cada unidade.
A inovadora transformação do clássico da Volkswagen
O Fusca picape, com sua combinação de estilo clássico e adaptabilidade moderna, é descrito como uma espécie de “Frankenstein sobre rodas”. Embora possa parecer um projeto excêntrico, não há como negar a diversão e o apelo visual que ele oferece. A ideia de transformar um ícone como o Fusca em uma picape funcional é um testamento ao espírito criativo e à paixão por automóveis que continuam a inspirar transformações inovadoras no mundo automotivo.