PETRÓLEO

O combustível da economia: a importância do petróleo nas principais atividades econômicas atuais

O Brasil está entre os 10 países que mais produzem petróleo no mundo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Ocupando o 9º lugar no ranking de países produtores de petróleo ,o Brasil é o maior produtor da América Latina desde 2020, segundo dados da IBP.

O combustível da economia: a importância do petróleo nas principais atividades econômicas atuais

O petróleo é um recurso de grande valor econômico, já que no momento é o recurso mais utilizado no mundo para gerar energia. Oriundo do acúmulo de material orgânico, ele passa por transformações de isolamento e pressão para ser utilizado. Os derivados do petróleo são muitos e são primordiais dentro da dinâmica mercadológica atual. Em suma, são derivados de petróleo: a gasolina, o diesel, o querosene, lubrificantes industriais, parafina, solventes, plásticos etc.

Atividade social e econômica

Por conta de sua ampla utilidade, o petróleo mantém a atividade econômica da sociedade de forma abrangente. Já que além de ser o combustível automotivo, também é utilizado para a fabricação de diversos materiais que são utilizados pela indústria, como medicamentos, fertilizantes, tinta, borracha etc. Mais de 31% da matriz energética mundial é composta pelo petróleo e seus derivados, de acordo com a International Energy Agency (IEA).

Petrobras

A Petrobras é a principal produtora petrolífera nacional, sendo uma empresa estatal mista que surgiu nos anos 50. O monopólio da Petrobras foi quebrado no ano de 1997, com a participação de outras empresas no setor e a elevação da concorrência.

A produção de petróleo nacional é muito importante para a economia do Brasil. Já que o petróleo representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou seja, é um recurso de grande impacto nas atividades do Brasil, considerando a indústria, o comércio e o setor de emprego e renda.

O petróleo e o PIB nacional

Por conta de todos esses fatores, a elevação do preço do petróleo impacta diretamente o mercado. Uma vez que ao elevar o preço da base de uma matéria-prima, automaticamente os custos de fabricação de diversos produtos será maior, e, por conseguinte, será repassado ao consumidor final.

No Brasil, o transporte por rodovias é muito utilizado, o que também impacta o valor do preço de produtos básicos, como alimentos e roupas, por exemplo. Pois, ao elevar o valor do combustível, esse valor será repassado no preço de venda do produto.

Economia mundial

O petróleo é uma das principais commodities do mundo, ele não é importante somente internamente para o país produtor, como o Brasil, pois ele é um elemento negociado no mundo todo. O petróleo movimenta a economia global de forma significativa. Por isso, fatores externos que impactam esse fluxo ganham a atenção das principais economias de forma ampla.

Efeitos amplos e significativos

A flutuação no mercado petrolífero causa efeitos imediatos em escala global. Visto que todos os países participam da compra e venda de petróleo de alguma forma. Por causa de toda a sua relevância econômica, o mundo acompanha situações extremas, como os efeitos econômicos do confronto entre a Rússia e a Ucrânia, as negociações da Opep+, as decisões da Rússia em relação à própria produção, dentre outros fatores, que podem incluir desastres naturais. Uma vez que todo esse fluxo altera o preço do petróleo e impacta as atividades econômicas de todos os países.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Nordeste desponta como polo estratégico para produção de Hidrogênio Verde e atrai investimentos globais

Na esteira da busca por alternativas sustentáveis de energia, o Nordeste brasileiro emerge como um…

18 horas ago

Instituto Federal abre inscrições para curso de capacitação em indústria 4.0

Vivemos em uma era de mudanças aceleradas, onde a tecnologia está transformando profundamente a maneira…

18 horas ago

Neoenergia busca Engenheiros, Técnicos e outros profissionais para integrar a sua equipe

Neoenergia, uma das principais empresas do setor elétrico no Brasil, está ampliando sua equipe e…

19 horas ago

Novo Ford Ecosport promete revolucionar mercado e desafiar Renault Duster em 2025

O retorno do Ford Ecosport ao cenário automotivo desperta expectativas e especulações. Com sua estreia…

20 horas ago

Crise climática impulsiona investimentos em Energia Renovável no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul enfrenta, nas últimas semanas, uma crise severa de enchentes, um…

20 horas ago

UFERSA abre 300 vagas gratuitas em curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) abre as portas para uma oportunidade ímpar na…

20 horas ago