O Brasil está entre os 10 países que mais produzem petróleo no mundo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Ocupando o 9º lugar no ranking de países produtores de petróleo ,o Brasil é o maior produtor da América Latina desde 2020, segundo dados da IBP.
O petróleo é um recurso de grande valor econômico, já que no momento é o recurso mais utilizado no mundo para gerar energia. Oriundo do acúmulo de material orgânico, ele passa por transformações de isolamento e pressão para ser utilizado. Os derivados do petróleo são muitos e são primordiais dentro da dinâmica mercadológica atual. Em suma, são derivados de petróleo: a gasolina, o diesel, o querosene, lubrificantes industriais, parafina, solventes, plásticos etc.
Por conta de sua ampla utilidade, o petróleo mantém a atividade econômica da sociedade de forma abrangente. Já que além de ser o combustível automotivo, também é utilizado para a fabricação de diversos materiais que são utilizados pela indústria, como medicamentos, fertilizantes, tinta, borracha etc. Mais de 31% da matriz energética mundial é composta pelo petróleo e seus derivados, de acordo com a International Energy Agency (IEA).
A Petrobras é a principal produtora petrolífera nacional, sendo uma empresa estatal mista que surgiu nos anos 50. O monopólio da Petrobras foi quebrado no ano de 1997, com a participação de outras empresas no setor e a elevação da concorrência.
A produção de petróleo nacional é muito importante para a economia do Brasil. Já que o petróleo representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou seja, é um recurso de grande impacto nas atividades do Brasil, considerando a indústria, o comércio e o setor de emprego e renda.
Por conta de todos esses fatores, a elevação do preço do petróleo impacta diretamente o mercado. Uma vez que ao elevar o preço da base de uma matéria-prima, automaticamente os custos de fabricação de diversos produtos será maior, e, por conseguinte, será repassado ao consumidor final.
No Brasil, o transporte por rodovias é muito utilizado, o que também impacta o valor do preço de produtos básicos, como alimentos e roupas, por exemplo. Pois, ao elevar o valor do combustível, esse valor será repassado no preço de venda do produto.
O petróleo é uma das principais commodities do mundo, ele não é importante somente internamente para o país produtor, como o Brasil, pois ele é um elemento negociado no mundo todo. O petróleo movimenta a economia global de forma significativa. Por isso, fatores externos que impactam esse fluxo ganham a atenção das principais economias de forma ampla.
A flutuação no mercado petrolífero causa efeitos imediatos em escala global. Visto que todos os países participam da compra e venda de petróleo de alguma forma. Por causa de toda a sua relevância econômica, o mundo acompanha situações extremas, como os efeitos econômicos do confronto entre a Rússia e a Ucrânia, as negociações da Opep+, as decisões da Rússia em relação à própria produção, dentre outros fatores, que podem incluir desastres naturais. Uma vez que todo esse fluxo altera o preço do petróleo e impacta as atividades econômicas de todos os países.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…