Uma pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) revela que o óleo microbiano derivado da cana-de-açúcar pode ser usado na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), com o potencial de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em mais de 50%. O estudo aponta que, ao substituir o combustível fóssil utilizado atualmente, o óleo de cana-de-açúcar pode oferecer uma alternativa viável para reduzir significativamente as emissões no setor de aviação.
O processo de produção do SAF a partir da nova descoberta
O estudo do CNPEM analisou a conversão do óleo microbiano, originado da cana-de-açúcar, em SAF, utilizando o processo de hidroprocessamento de ésteres e ácidos graxos (HEFA). A pesquisa mostra que o óleo de cana-de-açúcar tem um grande potencial para atender à demanda interna de combustível de aviação, utilizando terras de pastagens degradadas, sem impactar a produção de alimentos ou etanol.
A produção de SAF com óleo de cana-de-açúcar oferece uma alternativa sustentável, com uma redução significativa nas emissões de carbono. Além disso, a utilização de cana-de-açúcar, uma cultura amplamente cultivada no Brasil, garante que o processo de produção do combustível seja viável em termos econômicos e ambientais.
Embora o SAF produzido a partir de óleo de cana-de-açúcar seja atualmente mais caro que o querosene de aviação, ele representa um avanço significativo na busca por combustíveis mais sustentáveis e menos impactantes ao meio ambiente. A pesquisadora Tassia Lopes Junqueira, coordenadora do estudo, explica que o SAF de óleo microbiano de cana-de-açúcar pode ajudar a indústria da aviação a atender às exigências de redução das emissões de carbono de 2027 a 2050, uma meta crucial para o setor.
Avanços tecnológicos e impacto no custo de produção
O estudo também aponta que os avanços na biotecnologia serão fundamentais para tornar a produção de SAF a partir de óleo de cana-de-açúcar mais competitiva. A melhoria no processo de fermentação e o desenvolvimento de micro-organismos e enzimas adaptadas à biodiversidade do Brasil podem acelerar o processo de produção e reduzir os custos.
A pesquisadora Isabelle Sampaio explica que a diminuição do tempo de fermentação ou o aumento da quantidade de óleo acumulado nas células microbianas pode diminuir o volume necessário de reatores, o que reduziria o custo da produção do combustível de cana-de-açúcar.
Esse tipo de avanço tecnológico pode tornar o SAF produzido a partir de óleo microbiano de cana-de-açúcar mais acessível e mais amplamente utilizado. O uso de cana-de-açúcar, em vez de oleaginosas como soja e palma, também pode evitar problemas ambientais relacionados ao desmatamento e à perda de biodiversidade, que frequentemente ocorrem com o cultivo dessas plantas.
Benefícios ambientais e econômicos do uso de óleo de cana-de-açúcar
O uso do óleo microbiano derivado da cana-de-açúcar oferece vantagens ambientais consideráveis. O cultivo de cana-de-açúcar, além de ser mais eficiente em termos de produtividade por área, não exige o desmatamento de áreas nativas, como acontece com as oleaginosas tradicionais.
O óleo de cana-de-açúcar pode ser produzido em áreas de pastagens degradadas, o que reduz a pressão sobre as florestas e contribui para a preservação do meio ambiente. A produção de SAF a partir de óleo de cana-de-açúcar pode, assim, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e diminuir os impactos ambientais do cultivo de plantas oleaginosas.
Além disso, o Brasil já possui uma infraestrutura robusta de refinarias que pode ser utilizada para processar o óleo de cana-de-açúcar em SAF. Segundo a pesquisadora Andressa Neves Marchesan, o processo de conversão do óleo de cana-de-açúcar em combustível sustentável pode ser integrado à infraestrutura existente, utilizando os mesmos catalisadores empregados na refinaria de petróleo. Essa adaptação pode resultar em benefícios econômicos para o país, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das emissões no setor de transporte.
Óleo de cana-de-açúcar e SAF como solução para o futuro
Com a crescente demanda por alternativas sustentáveis no setor de aviação, a pesquisa do CNPEM destaca o papel promissor do óleo microbiano derivado da cana-de-açúcar na produção de SAF. Ao reduzir em mais de 50% as emissões de gases do efeito estufa, o SAF produzido a partir de cana-de-açúcar oferece uma solução viável para a transição para combustíveis mais limpos e sustentáveis.
O uso de cana-de-açúcar como matéria-prima para o SAF também é vantajoso do ponto de vista econômico e ambiental, uma vez que o Brasil tem capacidade para produzir esse óleo de forma eficiente, sem afetar a produção de alimentos ou o uso de terras para pastagem.