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Novo biodiesel chega ao mercado para redefinir o futuro do transporte de carga

A Be8, uma empresa global de energia renovável, está prestes a transformar o transporte de carga com a introdução do revolucionário biodiesel BeVant. Esse combustível promete ser a solução imediata para a descarbonização da frota de caminhões, oferecendo uma alternativa renovável e economicamente competitiva ao diesel tradicional.

Biodiesel como uma solução imediata para o setor de transporte de carga

A BeVant, desenvolvida pela Be8, é uma conquista notável no campo dos biocombustíveis. Este biodiesel renovável passa por um rigoroso processo duplo de purificação, garantindo que atenda aos mais altos padrões de qualidade. O BeVant pode substituir completamente o diesel convencional ou ser misturado com ele, oferecendo flexibilidade para empresas de transporte.

Uma das características mais marcantes do BeVant é seu custo altamente competitivo. A Be8 assegura que o novo biodiesel será 50% mais barato em comparação com o diesel no mercado internacional. Isso representa uma economia significativa para empresas de transporte de carga que consomem grandes volumes de diesel em suas operações.

Momento oportuno para a sustentabilidade

O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, destaca a importância da introdução do BeVant neste momento crucial. Com as crescentes pressões para cumprir compromissos de sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono, os biocombustíveis emergem como uma solução imediata e realista. No Brasil, 99,55% dos caminhões com três anos ainda utilizam diesel, tornando o BeVant uma alternativa prática que não requer investimentos em infraestrutura ou troca de motores.

A Be8 demonstrou seu compromisso com a inovação ao investir R$ 80 milhões em pesquisa e desenvolvimento, bem como na expansão de sua linha de produção na fábrica em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Com uma capacidade de produção de 150 milhões de litros de biodiesel por ano, a empresa está preparada para atender à demanda crescente por biocombustíveis.

Matérias-primas do biodiesel

O biodiesel é conhecido por sua capacidade de ser produzido a partir de fontes renováveis, como gorduras animais e óleos vegetais. Matérias-primas como mamona, palma, girassol, babaçu e soja podem ser utilizadas na produção do BeVant. O Brasil tem uma história de pesquisa e testes com biodiesel que remonta há 50 anos, e agora está dando um passo significativo em direção à sua adoção em larga escala.

Enquanto a eletrificação e os combustíveis alternativos ganham atenção, o biodiesel surge como uma solução imediata e prática para o setor de transporte de carga. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) relata que a grande maioria dos caminhões ainda utiliza diesel, tornando o BeVant uma alternativa realista e de curto prazo.

JBS dá início a teste de biodiesel em sua frota de caminhões

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, também está comprometida com o uso de biodiesel. A empresa está iniciando um projeto para introduzir o uso de biodiesel 100% (B100) em sua frota de caminhões. Essa iniciativa visa comprovar a qualidade do biodiesel como substituto do diesel na matriz de logística rodoviária brasileira.

A JBS conduzirá testes com B100 em três caminhões DAF 530 em sua rota logística entre Lins e o Porto de Santos, no litoral paulista. Os resultados iniciais mostram que o consumo de combustível com o B100 é semelhante ao diesel tradicional, destacando a viabilidade dessa alternativa.

Padrões de qualidade garantidos

Alexandre Pereira, diretor comercial da JBS Biodiesel, enfatiza a importância da introdução do B100 na frota de caminhões da empresa. Além de ser mais limpo e contribuir para reduzir a poluição nas cidades, o biodiesel também ajuda a reduzir a dependência de importações de diesel e emite até 80% menos gases de carbono do que o diesel fóssil.

O biodiesel produzido no Brasil segue as especificações técnicas estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), garantindo rígidos padrões de qualidade.

Marcelo Santos

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