A Volvo anunciou uma mudança significativa em sua política de recarga de veículos elétricos. A montadora sueca, que desde 2019 oferecia recarga gratuita em suas estações e eletropostos no Brasil para todos os veículos elétricos, independente da marca, agora passará a cobrar por este serviço. A medida entrará em vigor a partir do dia 10 de julho e afetará principalmente os proprietários de carros elétricos de outras marcas.
Desde que começou a investir em infraestrutura de recarga no Brasil, a Volvo se destacou ao disponibilizar estações de recarga em rodovias, concessionárias e pontos comerciais sem custo para os usuários. Este esforço foi parte de uma estratégia maior para promover a eletrificação no país. Entretanto, em comunicado oficial emitido na quarta-feira (3), a Volvo informou que a recarga gratuita será mantida apenas para seus clientes. Aqueles que possuem veículos de outras marcas terão que pagar pelo serviço.
A Volvo definiu um modelo de cobrança que inclui várias taxas. A principal delas é uma tarifa de R$ 4 por quilowatt-hora (kWh) utilizado na recarga. Além disso, há outras taxas adicionais que serão aplicadas:
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Brasil, justificou a decisão como um passo necessário para a evolução da infraestrutura de recarga no país. Segundo ele, a Volvo desempenhou um papel crucial na promoção da eletrificação no Brasil, mas agora precisa ajustar sua política para continuar oferecendo um serviço de qualidade e ampliar sua rede de recarga.
“Agradecemos a todos os clientes que utilizam nossa rede de eletropostos, inclusive aos consumidores de carros de outras montadoras, que representam 75% das recargas feitas. E, para seguir com o nosso compromisso de oferecer o melhor serviço para os clientes Volvo, agradecemos a eles de forma especial e reforçamos que seguirão tendo acesso ao serviço de recarga de forma gratuita”, declarou Godoy.
A mudança na política de recarga da Volvo certamente terá impacto sobre os proprietários de veículos elétricos de outras marcas. Muitos usuários que se beneficiavam da infraestrutura gratuita agora precisarão considerar o custo adicional ao planejar suas recargas. A taxa de R$ 4 por kWh, combinada com as outras taxas, pode tornar a recarga em estações Volvo menos atraente para esses usuários.
Por outro lado, os clientes da Volvo continuarão a usufruir do benefício da recarga gratuita, o que pode reforçar a lealdade à marca e atrair novos clientes interessados em veículos elétricos.
A decisão da Volvo pode também refletir uma tendência maior no mercado de veículos elétricos. À medida que mais empresas investem em infraestrutura de recarga, a competição por clientes aumenta e a sustentabilidade financeira desses serviços se torna crucial. A cobrança por recarga é uma maneira de garantir que a infraestrutura possa ser mantida e expandida de forma contínua.
Com a mudança, a Volvo sinaliza um novo capítulo em sua estratégia de eletrificação. A cobrança por recarga pode ser vista como uma forma de monetizar a infraestrutura existente e investir em novas tecnologias e expansões. A montadora já demonstrou seu compromisso com a eletrificação ao longo dos últimos anos e essa medida pode ser um passo necessário para garantir a viabilidade a longo prazo de sua rede de recarga. Além disso, essa decisão pode incentivar outras montadoras a investirem em suas próprias infraestruturas de recarga, promovendo um crescimento ainda maior do mercado de veículos elétricos no Brasil.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…