A Volvo anunciou uma mudança significativa em sua política de recarga de veículos elétricos. A montadora sueca, que desde 2019 oferecia recarga gratuita em suas estações e eletropostos no Brasil para todos os veículos elétricos, independente da marca, agora passará a cobrar por este serviço. A medida entrará em vigor a partir do dia 10 de julho e afetará principalmente os proprietários de carros elétricos de outras marcas.
Mudança na política de recarga da Volvo
Desde que começou a investir em infraestrutura de recarga no Brasil, a Volvo se destacou ao disponibilizar estações de recarga em rodovias, concessionárias e pontos comerciais sem custo para os usuários. Este esforço foi parte de uma estratégia maior para promover a eletrificação no país. Entretanto, em comunicado oficial emitido na quarta-feira (3), a Volvo informou que a recarga gratuita será mantida apenas para seus clientes. Aqueles que possuem veículos de outras marcas terão que pagar pelo serviço.
A Volvo definiu um modelo de cobrança que inclui várias taxas. A principal delas é uma tarifa de R$ 4 por quilowatt-hora (kWh) utilizado na recarga. Além disso, há outras taxas adicionais que serão aplicadas:
- Taxa de Conectividade: R$ 2,50, cobrada uma única vez no início de cada recarga. Esta taxa não será aplicada aos clientes Volvo.
- Taxa de Ociosidade: R$ 5,00 por minuto, após um período de tolerância de 15 minutos. Esta taxa é aplicável a todos os usuários, incluindo os clientes Volvo, e será cobrada em carregadores rápidos situados em rodovias.
Justificativa da mudança
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Brasil, justificou a decisão como um passo necessário para a evolução da infraestrutura de recarga no país. Segundo ele, a Volvo desempenhou um papel crucial na promoção da eletrificação no Brasil, mas agora precisa ajustar sua política para continuar oferecendo um serviço de qualidade e ampliar sua rede de recarga.
“Agradecemos a todos os clientes que utilizam nossa rede de eletropostos, inclusive aos consumidores de carros de outras montadoras, que representam 75% das recargas feitas. E, para seguir com o nosso compromisso de oferecer o melhor serviço para os clientes Volvo, agradecemos a eles de forma especial e reforçamos que seguirão tendo acesso ao serviço de recarga de forma gratuita”, declarou Godoy.
Impacto nos usuários
A mudança na política de recarga da Volvo certamente terá impacto sobre os proprietários de veículos elétricos de outras marcas. Muitos usuários que se beneficiavam da infraestrutura gratuita agora precisarão considerar o custo adicional ao planejar suas recargas. A taxa de R$ 4 por kWh, combinada com as outras taxas, pode tornar a recarga em estações Volvo menos atraente para esses usuários.
Por outro lado, os clientes da Volvo continuarão a usufruir do benefício da recarga gratuita, o que pode reforçar a lealdade à marca e atrair novos clientes interessados em veículos elétricos.
Expansão da infraestrutura e perspectivas da Volvo
A decisão da Volvo pode também refletir uma tendência maior no mercado de veículos elétricos. À medida que mais empresas investem em infraestrutura de recarga, a competição por clientes aumenta e a sustentabilidade financeira desses serviços se torna crucial. A cobrança por recarga é uma maneira de garantir que a infraestrutura possa ser mantida e expandida de forma contínua.
Com a mudança, a Volvo sinaliza um novo capítulo em sua estratégia de eletrificação. A cobrança por recarga pode ser vista como uma forma de monetizar a infraestrutura existente e investir em novas tecnologias e expansões. A montadora já demonstrou seu compromisso com a eletrificação ao longo dos últimos anos e essa medida pode ser um passo necessário para garantir a viabilidade a longo prazo de sua rede de recarga. Além disso, essa decisão pode incentivar outras montadoras a investirem em suas próprias infraestruturas de recarga, promovendo um crescimento ainda maior do mercado de veículos elétricos no Brasil.