Home INDÚSTRIA Nova fábrica de telhas solares da Eternit iniciará suas operações em 2023 com previsão de gerar centenas de novas vagas de emprego

Nova fábrica de telhas solares da Eternit iniciará suas operações em 2023 com previsão de gerar centenas de novas vagas de emprego

O investimento inicial é de R$ 165,2 milhões, com expansão em 2025. Estima-se que haja a abertura de mais 69 vagas de emprego no período da fase de expansão. Saiba mais a seguir

by Valdemar Medeiros
Nova fábrica de telhas solares da Eternit iniciará suas operações em 2023 com previsão de gerar centenas de novas vagas de emprego

Está previsto para o primeiro semestre de 2023 o início das operações na primeira fábrica de telhas feitas de fibrocimento em Caucaia, no Ceará. A cerimônia de inauguração da nova fábrica da Eternit foi realizada na manhã da última terça-feira, dia 23, na sede da empresa no Complexo do Pecém, em Fortaleza.

Nova fábrica de telhas de fibrocimento da Eternit foi inaugurada em Caucaia – CE

O projeto da nova fábrica de telhas de fibrocimento da Eternit em Caucaia conta com R$ 165.246.000 em investimentos e já possui a possibilidade de expansão no ano de 2025. De acordo com estimativas da Eternit, pelo menos 132 empregos diretos serão gerados na primeira fase inicial, no próximo ano, e mais 69 na fase de expansão, totalizando 201 empregos gerados.

Acredita-se que mais empregos serão gerados futuramente, na nova fábrica em Caucaia. Segundo a Eternit, a nova fábrica em Caucaia é oficialmente é 8° unidade da empresa, sendo a 5° unidade com foco em produção de telhas feitas de fibrocimento.

A Eternit também possui unidades em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Goiás, na Bahia e no Amazonas, além do Estado do Ceará.

Possibilidade de expansão da nova fábrica

As operações serão iniciadas no primeiro semestre do ano de 2023. A nova fábrica em Caucaia tem planos de produzir cerca de 7 mil toneladas de telhas de fibrocimento por mês. A operação trás um ganho inicial de 10% na capacidade já instalada pela Eternit, que está atualmente com potencial de produção de 70 mil toneladas por mês.

A nova fábrica será implementada em uma área de 183.100m². Além disso, a nova fábrica será vizinha da sede principal da Eternit, no estado do Ceará. De acordo com o planejamento da empresa, a nova fábrica seguirá uma dinâmica com dois principais momentos: a primeira e principal instalação do maquinário de fabricação vai viabilizar o início das operações a partir do próximo ano.

No entanto, conforme a demanda do mercado, será feita a instalação de um maquinário de fabricação complementar, que conseguirá aumentar a produção da nova fábrica para 14 mil toneladas de telhas de fibrocimento por mês.

Conheça a Eternit

A companhia no setor de construção Eternit é uma das líderes de mercado, no segmento de coberturas. A Eternit possui em torno de 1.500 funcionários e várias unidades de produção distribuídas em 6 estados brasileiros. Ao todo, a Eternit soma 15 mil revendedores em todo o Brasil.

Seu projeto principal na área de desenvolvimento sustentável, obteve como resultado a primeira geração de telhas fotovoltaicas do país, que foi aprovada pelo Inmetro em operações comerciais. A tecnologia da empresa conta com células de captação de energia solar, que são aplicadas diretamente no formato ondulado das telhas de fibrocimento.

No primeiro semestre de 2021, aconteceu a comercialização do primeiro modelo de telhas de fibrocimento. De acordo com a empresa, um segundo modelo chegará ao mercado em breve, ainda neste ano de 2022. Desde 1948, as ações da Eternit são cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e em 2006, passaram a tarde parte do Novo Mercado, com alta governança corporativa.

Veja também