A Ambev anunciou que construirá uma nova fábrica de vidros sustentáveis no Paraná, com início previsto para 2025. Com investimento de R$ 870 milhões de reais, uma nova fábrica na cidade-sede, ainda não definida, deve iniciar a produção. Será concluído em 2022, com capacidade de produção anual de 500 milhões de garrafas, utilizadas por marcas como Stella Artois, Becks e Spaten. Além do Paraná, a nova fábrica deve abastecer também as cervejarias da Ambev em diversos estados.
De acordo com a multinacional, todo o processo de produção das garrafas será feito por meio da reciclagem das sobras, que são coletadas em cooperação com empresas de logística reversa e cooperativas. A proposta sustentável se estende a outras áreas, utilizando eletricidade renovável e se preparando para o uso de biocombustíveis, além de fábricas que tratam o esgoto produzido. A água utilizada no processo também deve ser reaproveitada.
Segundo a empresa, a primeira fábrica de vidros da Ambev foi inaugurada no Rio de Janeiro em 2008 e hoje é a fabricante de vidros com maior percentual de materiais reciclados no Brasil. Neste ano, a fábrica fabricou as primeiras garrafas de vidro 100% reciclado do país, o que abriu caminho para uma nova fábrica de vidros no Paraná.
De acordo com a empresa, toda a produção está de acordo com a meta da empresa de que até 2025, 100% de seus produtos sejam feitos com embalagens recicláveis ou, em sua maioria, com materiais reciclados. “A nova fábrica de vidros trará um futuro sustentável. Terá um impacto positivo em todo o ecossistema logístico”, disse Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Abastecimento da Ambev.
O investimento foi formalmente confirmado com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, representantes do governo e executivos da empresa. Conforme a Ambev, a expectativa é que a nova fábrica paranaense gere cerca de 1.500 empregos durante o período de obras.
Além de novas fábricas de vidro reciclável, a Ambev também possui uma cervejaria de baixo carbono e uma fábrica de malte em Punta Grossa, no Paraná, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Nos últimos cinco anos, essas duas unidades reduziram as emissões de gases de efeito estufa em 90% na atmosfera até serem totalmente neutralizadas.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…