Nesta segunda-feira (8), os moradores de São José dos Pinhais puderam participar da audiência pública que apresentou à comunidade a nova fábrica da Electrolux no município. Durante o evento foram mostrados os estudos ambientais e sociais da nova unidade da Electrolux Group, que começa a ser desenvolvida já neste ano, gerando milhares de empregos. A audiência aconteceu a partir das 19h na Capela Nossa Senhora Candeias, na rua Arcidio Claudino Barbosa, no Agaraú.
Nova fábrica da Electrolux promete gerar 2 mil empregos
Contando com um investimento de R$ 700 milhões, a construção da nova fábrica da Electrolux no município de São José dos Pinhais promete gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. A construção também marca a expansão do parque de produção da empresa e fortalece a parceria de quase 30 anos com o estado do Paraná.
De acordo com o Grupo Electrolux, essa será a primeira fábrica totalmente sustentável na América Latina, já contando com certificações Zero Aterro, e está em busca da certificação Leed, sistema de avaliação que promove uma abordagem ao edifício por inteiro, desde a concepção do projeto até a construção final e manutenção do mesmo.
Segundo a empresa, a unidade contará com a gestão inteligente de água e energia, reaproveitando os efluentes industriais ou sanitários tratados e possuirá um sistema dedicado de coleta de água da chuva.
Outro destaque da nova fábrica da Electrolux, que criará diversos empregos, é que toda a energia elétrica será gerada mediante fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares. Haverá também uma área de preservação permanente, totalizando 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno em que a nova unidade será construída.
Benefícios que a nova fábrica da Electrolux trará ao município
O protocolo de intenções, que inclui no programa de incentivos fiscais do estado, foi assinado em maio do ano passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a prefeita de São José dos Pinhais e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha.
Para o município, a empresa representa ampliação dos mercados, uma vez que diversifica a gama, que há anos é referência na produção de veículos, sendo um polo automotivo.
Além disso, serão gerados milhares de empregos na nova fábrica da Electrolux, havendo um impacto positivo na região da fábrica, com melhora na mobilidade e infraestrutura local. A nova unidade da multinacional, líder mundial em eletrodomésticos, expandirá tanto a capacidade produtiva das linhas atuais de refrigeração, quanto a produção local de modelos importados.
Primeira etapa da nova fábrica contará com 46 mil metros quadrados
O projeto será implantado em duas fases, com previsão de conclusão da primeira em outubro de 2024 e a segunda, em outubro do próximo ano. Além dos quase 2 mil empregos diretos e indiretos previstos para quando entrar em operação, outros profissionais também estarão envolvidos na construção da nova fábrica da Electrolux, que contará com 46 mil metros quadrados de área construída nesta primeira etapa.
Segundo o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, até o quarto trimestre deste ano, a empresa deve estar com a fábrica operando, com a expectativa de produzir mais de 1 milhão de produtos.
Na segunda fase, que virá em 2025, deve haver uma adição de novos produtos e linhas de produção. A localização estratégica de São José dos Pinhais, cortada por três rodovias, a sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena e próxima ao Porto de Paranaguá, assim como a mão de obra qualificada, foram fatores determinantes para a instalação da nova fábrica da Electrolux.