O ministro do Comércio e Indústria, Nevine Gamea, afirmou, durante esta terça-feira, 28 de junho, que o PIB, Produto Interno Bruto, do Egito, está representado em ao menos 11% pela indústria e setor industrial. Além disso, é estimado que mais de 28,8% de toda a força bruta de trabalho esteja empregada neste setor, movimentando fortemente a economia durante o ano de 2022. Em 2020 e 2021, é provável que ao menos 6% de todos os investimentos públicos tenham sido destinados para esta área.
O desenvolvimento do comércio e da indústria no país conseguiu alcançar um valor intangível e satisfatório desde que Abdel Fattah Al-Sisi entrou para a presidência no ano de 2014. Desde lá, vem criando estratégias para incentivar a criação de novas empresas e melhorar a economia local.
O aumento das taxas de exportação faz com que a economia volte a subir mesmo depois da crise deixada pela pandemia da Covid-19, que fez com que o PIB se mantivesse estagnado por causa da falta de produtividade para a realização da exportação em escala mundial. Atualmente, a sua base industrial já conta com ao menos 150 zonas distributivas em todas as províncias.
O Ministro também salientou que o governo vem tendo mais esforços para a criação de projetos destinados a fornecer mais terrenos industriais para empresas continuarem em seu processo de expansão tecnológico, mas que esta não é uma tarefa fácil, está rodeada por uma série de burocracias. Apesar disso, o governo teria conseguido fornecer ao menos 43,5 m2 de terrenos industriais nos últimos seis anos.
Ao todo, estima-se que sejam mais de 82.152 empresas contando com mais de 4 milhões de vagas de emprego e pessoas empregadas em todo o país. No Brasil, a situação não é tão diferente, visto que é o setor industrial o mais promissor da economia, adquirindo uma grande porcentagem do PIB, Produto Interno Bruto.
O governo do Egito já conta com mais de 50 medidas a curto prazo que servem para movimentar e estimular a economia. Os planos são sustentáveis a fim de aumentar a popularidade do governo no mercado internacional e, assim sendo, melhorar as taxas de exportação e vagas de emprego pela procura de mercado.
Egito, Canal do Suez e mais de 4.800 km de estradas
Tendo em vista o alto desenvolvimento econômico do país do Egito, o governo está aplicando na implantação de aproximadamente 4.800 km de estradas para que haja o transporte das mercadorias para o exterior. Sem contar ainda que o canal do Suez, que se tornou famoso pela estagnação de um navio em 2021, também vem adquirindo mais movimentações e navios flutuantes para o transporte de produtos.