DESTAQUE

No G20, Brasil assina acordo para o setor de biocombustíveis

O Brasil é um dos signatários da ‘Aliança Global de Biocombustíveis’ (Global Biofuels Alliance). O anúncio oficial ocorreu na última semana em reunião do bloco econômico G20, em Nova Délhi, capital da Índia. Entre outros pontos, o acordo prevê a cooperação e o desenvolvimento de novas matrizes renováveis.

A Aliança Global de Combustíveis é composta por outros 18 países e doze organizações internacionais. Além do Brasil, a lista de integrantes do grupo é composta pelos Estados Unidos e Índia. Juntas, as três nações correspondem a mais de 80% do consumo e produção mundial de etanol.

Outra meta da Aliança é que, até 2030, a produção global de biocombustíveis seja triplicada. Com isso, seria possível chegar a emissões líquidas zero em 2050.

O tratado faz parte de uma ação ambiciosa do governo indiano em adotar os biocombustíveis no abastecimento dos carros montados no país. Houve ainda uma parceria entre Brasil e Índia na troca de conhecimentos acadêmicos e tecnologias para a elaboração deste plano, afirma uma nota do governo brasileiro.

Segundo o posicionamento do Planalto, “o uso de biocombustíveis na aviação e na navegação, para reduzir as emissões dos respectivos setores, aumentará ainda mais o consumo mundial e a necessidade de ampliação do número de fornecedores”, acrescenta a nota.

Em outro comunicado, o governo norte-americano afirma que a transição para energias renováveis é uma das principais prioridades da administração do presidente Joe Biden, e destacou que a Aliança é uma parceria inovadora em prol do combate às mudanças climáticas.

Representatividade do Brasil

De acordo com dados recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o Brasil, até julho deste ano, foi o produtor de mais de 16,5 milhões de metros cúbicos de etanol. No comparativo mês a mês com o mesmo período de 2022, há um notável crescimento – variável entre 8 a 49%.

Ao tomar como referência o número de barris obtidos, este valor supera os 30 milhões de unidades.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Trabalhe na Alupar! Gigante renomada no setor de energia abre vagas de emprego e busca profissionais de áreas técnicas e operacionais para atuar na empresa

A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…

34 minutos ago

Vagas de Emprego: Amaggi abre oportunidades e busca talentos diversos para compor sua equipe. Envie o seu currículo e aproveite!

A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…

1 hora ago

Mais de 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos na Universidade Federal! Aproveite a oportunidade de qualificação e melhore seu currículo de graça!

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…

2 horas ago

Estão abertas as inscrições para o concurso público de nível médio da Polícia Militar! 2.700 vagas para Soldados com salários de R$ 4.852!

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…

2 horas ago

Citroën C3 Aircross: O SUV de 7 lugares que foi um fracasso no teste de segurança no Brasil

O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…

3 horas ago