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Navio da BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil carros elétricos

A 2ª viagem do EXPLORER NO.1 BYD levou 27 dias para chegar ao Brasil, com o desembarque dos veículos demorando cerca de 50 horas.

by Andriely Medeiros
A 2ª viagem do EXPLORER NO.1 BYD levou 27 dias para chegar ao Brasil, com o desembarque dos veículos demorando cerca de 50 horas.

O EXPLORER NO.1 BYD, navio da empresa chinesa BYD, líder mundial em veículos de energia limpa, atracou pela primeira vez no continente americano, trazendo uma grande remessa de carros elétricos e híbridos ao Porto de Suape, no Grande Recife. Este evento marca um passo significativo para a mobilidade verde no Brasil, atendendo à crescente demanda por veículos sustentáveis no país.

Importância da localização do Porto de Suape para a operação global da BYD

O EXPLORER NO.1 BYD, que chegou em janeiro ao porto de Yantai, na província de Shandong, China, mede 199,9 metros de comprimento e tem capacidade para transportar até 7 mil veículos. Nesta viagem, trouxe um total de 5.459 carros, destinados a abastecer o mercado nacional e a suprir a alta demanda dos consumidores brasileiros por veículos da BYD.

A BYD utiliza o Porto de Suape como um ponto estratégico para distribuição no Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, a empresa chinesa também opera no Espírito Santo, para atender às regiões Sudeste e Centro-Oeste, e em Santa Catarina, para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os preços dos veículos BYD no mercado brasileiro variam entre R$ 115 mil e R$ 550 mil, abrangendo uma ampla gama de consumidores.

“A chegada desta quantidade significativa de veículos se deve ao aumento das vendas e à estratégia de antecipação devido ao aumento do imposto previsto para julho,” explicou Leonardo Felippe, gerente de logística da BYD no Brasil. A segunda viagem do EXPLORER NO.1 BYD levou 27 dias para chegar da China ao Brasil, com o desembarque dos veículos demorando cerca de 50 horas, dependendo das condições climáticas. Em média, são descarregados 120 carros por hora.

Crescimento exponencial da chinesa no Brasil: Vendas e emplacamentos em alta

Nos primeiros cinco meses de 2024, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades no Brasil, representando um crescimento de 43% em comparação ao total de 2023, que foi de 17,9 mil unidades. Marcio Guiot, diretor-presidente do Porto de Suape, destacou a importância da localização privilegiada de Suape, especialmente para mercados europeus e americanos.

“Movimentamos cerca de 80 mil veículos no ano passado. Suape se destaca no Nordeste e isso foi um fator decisivo para a BYD escolher operar aqui,” afirmou Guiot.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em abril de 2024, a BYD alcançou a nona posição no ranking geral de emplacamentos no Brasil, consolidando-se como uma das marcas mais promissoras no mercado automotivo brasileiro.

Construção da fábrica em Camaçari, Bahia

Reconhecendo o potencial do mercado brasileiro, a BYD planeja iniciar a construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, no final deste ano. A expectativa é que a planta comece a produzir veículos em 2025, com uma capacidade inicial de 150 mil unidades por ano, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda fase de expansão. Este empreendimento deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região, impulsionando a economia local e fortalecendo a presença da BYD no mercado latino-americano.

Com tais informações, podemos concluir que a chegada do EXPLORER NO.1 BYD ao Porto de Suape simboliza um marco na transição para a mobilidade sustentável no Brasil. Com a crescente popularidade dos veículos elétricos e híbridos da BYD, a empresa está bem posicionada para liderar o mercado de energia limpa no país.

A expansão da BYD no Brasil não apenas reflete uma resposta à demanda dos consumidores, mas também demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica no setor automotivo. Com planos ambiciosos para o futuro, a BYD continua a pavimentar o caminho para um transporte mais verde e eficiente, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia brasileira.

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