Preparado para o carregamento de minério de ferro, o navio MV Ubuntu Loyalty da Anglo American atracou pela primeira vez no Brasil na última segunda-feira, (01). A embarcação com tecnologia sustentável chegou ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro, para receber uma grande carga do minério. O MV Ubuntu Loyalty utiliza o gás natural como combustível para reduzir em cerca de 35% as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para um compromisso ambiental maior em suas operações.
Com tecnologia sustentável para reduzir a emissão de gases estufa, navio da Anglo American recebe carregamento de minério de ferro no Porto do Açu
O navio MV Ubuntu Loyalty da Anglo American acaba de realizar sua viagem inaugural no Brasil, aportando no terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A embarcação utiliza gás natural como combustível, proporcionando uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa, em comparação com as embarcações movidas a combustível marítimo convencional.
O navio bicombustível Ubuntu Loyalty é parte da frota Ubuntu da Anglo American, composta por dez navios, dos quais seis já estão em operação pelo mundo. Essa inovação sustentável é um marco para todo o Grupo e dialoga diretamente com o Plano de Mineração Sustentável da empresa, que visa a neutralidade em carbono até 2040.
Além disso, a iniciativa da Anglo American com o navio MV Ubuntu Loyalty demonstra um compromisso com a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis em suas operações. Essa inovação também pode inspirar outras empresas do setor a buscar alternativas mais sustentáveis e responsáveis para o transporte de cargas e materiais.
Vale destacar que o Porto do Açu é um importante terminal de minério de ferro no Brasil, com capacidade para receber navios de grande porte e com alto volume de carga. Com a utilização de tecnologia sustentável, como o gás natural, é possível reduzir significativamente os impactos ambientais causados pelo transporte marítimo, um dos setores que mais emitem gases do efeito estufa. Essa é uma das principais alternativas para o consumo de combustíveis poluentes no mercado portuário atual.
Operação da Anglo American com embarcação movida à combustível de gás natural reforça importância do Porto do Açu no mercado nacional
Com destino à China, o navio com tecnologia sustentável recebeu o carregamento de 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-Rio, em uma operação conduzida pela Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo American e a Prumo Logística. O terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu é referência em eficiência e sustentabilidade em suas operações, sendo o primeiro a entrar em operação no empreendimento portuário do Açu, segundo a própria companhia.
Essa é uma importante iniciativa da Anglo American para tornar suas operações mais sustentáveis e contribuir para a redução dos impactos ambientais. A utilização do gás natural como combustível é uma tendência mundial e é uma importante alternativa para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que são um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas.
“Este também é um momento memorável na Ferroport, porque é a primeira embarcação GNL recebida pelo terminal. O minério atravessou um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 km de extensão, para que fosse embarcado em direção à Ásia. Esse navio dialoga com nosso compromisso em ter operações seguras e sustentáveis”, comentou Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport.
Com as informações divulgadas até o momento, podemos concluir que foi a primeira vez a qual o navio MV Ubuntu Loyalty atracou no Brasil, mais precisamente, no Porto do Açu. Além disso, a Anglo American recorreu a uma tecnologia sustentável, com o gás natural como combustível, na embarcação.