NOTÍCIAS

Navio cargueiro Pyxis Ocean, que usa velas mecânicas para reduzir o consumo de combustível, chega ao Brasil

O navio cargueiro Pyxis Ocean, equipado com modernas velas mecânicas, atracou no Brasil na última sexta-feira, 15 de setembro, após concluir sua viagem inaugural desde Xangai, na China. Essa embarcação, fretada pela Cargill, carrega consigo a promessa de transformar o cenário da navegação internacional ao reduzir o consumo de combustível e, por conseguinte, as emissões de CO₂.

Entenda a tecnologia do navio cargueiro

O grande diferencial do Pyxis Ocean reside na tecnologia de velas chamada WindWings, desenvolvida pela Mitsubishi Industries. Essas velas, feitas do mesmo material das pás eólicas, têm aproximadamente 37,5 metros de comprimento e são projetadas para captar o vento eficientemente, ao mesmo tempo em que são resistentes às condições desafiadoras em alto-mar. Quando o navio está no porto, as velas são dobradas, sendo abertas novamente assim que a embarcação parte.

Velas do navio evitam o consumo de 1,5 tonelada de combustível por dia

Desenvolvidas em colaboração com a BAR Technologies e a Yara Marine Technologies, as velas mecânicas representam um avanço na redução das emissões de CO₂ na indústria naval. Elas não apenas auxiliam na propulsão do navio, economizando a potência do motor, mas também reduzem drasticamente o consumo de combustível fóssil.

Um cálculo impressionante estima que cada vela do Pyxis Ocean evita o consumo de aproximadamente 1,5 tonelada de combustível por dia, resultando em uma redução diária de 4,65 toneladas de CO₂.

Outras embarcações com tecnologia sustentável

O retrofit que permitiu a integração das velas mecânicas no Pyxis Ocean ocorreu no estaleiro Costco, na China. Esta intervenção foi crucial para atualizar um navio cargueiro com cinco anos de atividade, tornando-o um pioneiro na busca por soluções sustentáveis na indústria de transporte marítimo.

O Pyxis Ocean não é o único exemplo de embarcações que adotam tecnologias eólicas para reduzir suas emissões. Em maio do ano passado, o Porto de Paranaguá já havia recebido o navio MV Afros, que também usava velas rotatórias para auxiliar na propulsão e reduzir o consumo de combustível.

A economia gerada por essas tecnologias pode chegar a impressionantes 12,5%, graças aos rotores que giram com a passagem do vento e contribuem para impulsionar a embarcação.

Potencial da energia eólica na indústria naval

Especialistas concordam que a utilização da energia eólica em embarcações é uma área promissora. Isso ocorre em um momento em que a indústria naval está sob pressão para reduzir as estimadas 837 milhões de toneladas de CO₂ que produz a cada ano.

A promessa da indústria de zerar as emissões de gases que aquecem o planeta “por volta de 2050” tem sido criticada, mas inovações como as velas mecânicas estão pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável.

Nova tecnologia pode não ser adequada para todas as embarcações

Apesar dos avanços, a tecnologia eólica pode não ser adequada para todas as embarcações, especialmente aquelas em que as velas interferem no descarregamento de contêineres. O diretor administrativo da empresa de dados marítimos Clarksons Research, Stephen Gordon, ressalta que a indústria naval enfrenta desafios consideráveis e que não há uma solução única a curto ou médio prazo.

Um retorno às origens da navegação

John Cooper, da BAR Technologies, expressa otimismo sobre o futuro das velas mecânicas na navegação, afirmando que é “muito promissor”. Ele sugere que essa tecnologia representa, de certa forma, um retorno às origens da navegação, quando as velas eram a principal fonte de propulsão. No entanto, agora essas velas são impulsionadas pela inovação ecológica em busca de um transporte marítimo mais sustentável.

O papel fundamental do navio Pyxis Ocean

O navio cargueiro Pyxis Ocean chega ao Brasil em um momento crucial, quando combustíveis capazes de descarbonizar o setor continuam em desenvolvimento. Embora existam alternativas como o Neste Marine 0.1, capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em surpreendentes 80%, essas inovações ainda enfrentam desafios em sua adoção global.

O lançamento inicial do Neste Marine 0.1 na Suécia mostra que progressos significativos estão sendo feitos, mas a tecnologia de velas mecânicas do Pyxis Ocean se destaca como uma solução imediatamente aplicável.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Trabalhe na Alupar! Gigante renomada no setor de energia abre vagas de emprego e busca profissionais de áreas técnicas e operacionais para atuar na empresa

A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…

25 minutos ago

Vagas de Emprego: Amaggi abre oportunidades e busca talentos diversos para compor sua equipe. Envie o seu currículo e aproveite!

A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…

52 minutos ago

Mais de 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos na Universidade Federal! Aproveite a oportunidade de qualificação e melhore seu currículo de graça!

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…

1 hora ago

Estão abertas as inscrições para o concurso público de nível médio da Polícia Militar! 2.700 vagas para Soldados com salários de R$ 4.852!

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…

2 horas ago

Citroën C3 Aircross: O SUV de 7 lugares que foi um fracasso no teste de segurança no Brasil

O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…

2 horas ago