Categorias ENERGIANOTÍCIAS

Na próxima década, a energia solar será a mais utilizada no mundo

De acordo com a Statkraft, a partir de 2035, a energia solar se tornará a fonte de energia mais utilizada. A empresa prevê que essa tecnologia de geração de energia ultrapassará a energia hidrelétrica, a energia eólica e o carvão, reduzindo os custos de produção e aumentando a flexibilidade na seleção do local da usina.

E simplificar a construção dessas estruturas. O estudo também prevê que até 2050, a capacidade global de produção de energia triplicará. Nesse caso, as energias renováveis ​​terão um papel importante, pois se espera que esse crescimento seja alcançado por meio delas. A pesquisa mostra que a energia solar crescerá a uma taxa média anual de 12%, enquanto a energia eólica crescerá a uma taxa anual de 8%. No entanto, a energia hidrelétrica se desenvolverá lentamente a uma taxa de 1,5% ao ano.

De acordo com o relatório, em 2050, se as tecnologias de baixa emissão prevalecerem, 80% da produção global de energia será composta por energias renováveis. Desse percentual, 66% serão gerados por diversas fontes, como eólica e solar. Além das mudanças climáticas, custos menores e maior capacidade de produção de energia renovável também estimularam essa transição energética.

O CEO da Statkraft, Fernando De Lapuerta analisou que até 2030 a energia solar e eólica responderá por 20% da eletrificação total do Brasil e chegará a 35% até 2050. O mais curioso sobre este novo estudo é que a demanda por energia primária em 2050 é igual ao nível atual, e deve crescer até 2030 e permanecer estável, e então diminuir nos próximos 20 anos.

Prevendo a importância da energia solar e seus benefícios, a Universidade Federal de Alagoas( Ufal) desde 2019 vem utilizando a geração da energia solar para abastecimento de seu campus, reduzindo seus gastos de energia.

Ao aumentar o fornecimento de equipamentos de alimentação, as emissões de carbono nos setores industrial, de construção e de transporte podem ser reduzidas. O estudo também espera que até 2050, quase todos os carros novos serão movidos a eletricidade e 60% dos carros mais pesados ​​usarão hidrogênio ou baterias.

 

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Supergasbras divulga processo seletivo recheado de vagas sem experiência para estudantes de dezenas de estados

A Supergasbras, reconhecida distribuidora de gás LP no Brasil, está com inscrições abertas para um…

10 minutos ago

Pontas curvas de asas para turbinas eólicas inspiradas no pássaro voador mais pesado do mundo, o condor, fazem sucesso e geram mais energia

Um avanço na tecnologia de turbinas eólicas promete transformar a maneira como capturamos energia dos…

10 minutos ago

Grupo Ri Happy oferta 150 vagas de emprego home office e presenciais para pessoas com e sem experiência

O Grupo Ri Happy, reconhecido como a maior rede varejista de brinquedos do Brasil, está…

26 minutos ago

Grupo Moura, referência no mercado de baterias automotivas, revela processo seletivo com mais de 200 vagas em todo o Brasil

O Grupo Moura, referência no mercado de baterias automotivas, lançou um amplo processo seletivo, disponibilizando…

32 minutos ago

Casa dos Ventos anuncia investimento bilionário no mercado de energia eólica brasileiro com previsão de gerar 1.000 empregos

A Casa dos Ventos, principal desenvolvedora de projetos de energia eólica no Brasil, anunciou o…

58 minutos ago

Política de preços da Petrobras projeta redução superior a R$ 10 bilhões na receita dos produtores de etanol

A defasagem do preço da gasolina comercializada no País em relação ao mercado internacional é…

1 hora ago