Categorias ENERGIANOTÍCIAS

Na próxima década, a energia solar será a mais utilizada no mundo

De acordo com a Statkraft, a partir de 2035, a energia solar se tornará a fonte de energia mais utilizada. A empresa prevê que essa tecnologia de geração de energia ultrapassará a energia hidrelétrica, a energia eólica e o carvão, reduzindo os custos de produção e aumentando a flexibilidade na seleção do local da usina.

E simplificar a construção dessas estruturas. O estudo também prevê que até 2050, a capacidade global de produção de energia triplicará. Nesse caso, as energias renováveis ​​terão um papel importante, pois se espera que esse crescimento seja alcançado por meio delas. A pesquisa mostra que a energia solar crescerá a uma taxa média anual de 12%, enquanto a energia eólica crescerá a uma taxa anual de 8%. No entanto, a energia hidrelétrica se desenvolverá lentamente a uma taxa de 1,5% ao ano.

De acordo com o relatório, em 2050, se as tecnologias de baixa emissão prevalecerem, 80% da produção global de energia será composta por energias renováveis. Desse percentual, 66% serão gerados por diversas fontes, como eólica e solar. Além das mudanças climáticas, custos menores e maior capacidade de produção de energia renovável também estimularam essa transição energética.

O CEO da Statkraft, Fernando De Lapuerta analisou que até 2030 a energia solar e eólica responderá por 20% da eletrificação total do Brasil e chegará a 35% até 2050. O mais curioso sobre este novo estudo é que a demanda por energia primária em 2050 é igual ao nível atual, e deve crescer até 2030 e permanecer estável, e então diminuir nos próximos 20 anos.

Prevendo a importância da energia solar e seus benefícios, a Universidade Federal de Alagoas( Ufal) desde 2019 vem utilizando a geração da energia solar para abastecimento de seu campus, reduzindo seus gastos de energia.

Ao aumentar o fornecimento de equipamentos de alimentação, as emissões de carbono nos setores industrial, de construção e de transporte podem ser reduzidas. O estudo também espera que até 2050, quase todos os carros novos serão movidos a eletricidade e 60% dos carros mais pesados ​​usarão hidrogênio ou baterias.

 

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago