A multinacional de petróleo e gás natural, Shell Brasil, está focando na transição energética e a prova disso está em seus olhares voltados para o cenário nacional favorável aos projetos de energia sustentável. Sendo assim, a empresa planeja realizar investimentos no setor e está com licenciamentos em análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a geração de energia eólica offshore no país.
O mercado nacional e os grandes players da economia brasileira já estão focados no futuro do setor de energia eólica offshore, um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque no país, e se preparam para focar seus investimentos na geração de energia renovável. Entre as empresas que decidiram investir neste setor, a multinacional Shell Brasil é uma das principais.
Segundo Cristiano Pinto da Costa, Presidente da Shell Brasil, a empresa está correndo rumo ao mercado de energia renovável como o de energia eólica offshore e planeja focar no setor ao longo dos próximos anos. O executivo compõe o Shell Talks, em painel onde o tema é a Agenda ESG, e vem comentando sobre o novo posicionamento da multinacional no segmento de petróleo e gás em relação à transição energética no Brasil.
A empresa vem focando no licenciamento de projetos de produção da energia eólica offshore, uma das grandes apostas do mercado brasileiro para o futuro do setor das energias limpas no Brasil.
De acordo com dados do Ibama, a multinacional conta, atualmente, 18 GW totais em projetos de energia eólica offshore no território brasileiro em análise e planeja continuar ampliando esse número em capacidade instalada pelos próximos anos.
A geração de energia eólica offshore no país se tornou o grande foco do governo federal e das grandes empresas do setor energético, o Ibama já recebeu mais de 50 projetos nos últimos meses.
Segundo Cristiano, presidente da Shell Brasil, o foco atual da multinacional no mercado nacional é a energia eólica offshore, entretanto a empresa ainda possui uma grande ligação com o setor de óleo e gás natural e está trabalhando para reduzir esta presença.
De acordo com o executivo, a Shell Brasil investe cerca de US$ 8 bilhões por ano em projetos de óleo e gás e algo na ordem de US$ 2 bilhões em energia sustentável, entretanto essa proporção deve ganhar mais equilíbrio futuramente.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…