Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A companhia de serviços de geofísica PXGEO expandiu as suas relações com o mercado brasileiro de combustíveis. Ela firmou recentemente um novo contrato com a Petrobras para atuação no Bloco de Sépia, compartilhado pela estatal com outras petroleiras. O acordo prevê um levantamento 3D em profundidades de água de 2.300 metros nos próximos 4 meses na região da Bacia de Santos. Esse é o quarto projeto da companhia com a estatal desde 2021, reforçando a parceria entre as empresas.
A PXGEO, uma empresa de serviços de geofísica, assinou recentemente um contrato com o consórcio Sépia para realizar um levantamento 3D de dados do fundo do oceano na Bacia de Santos, no litoral do Brasil. O acordo faz parte do projeto de expansão das operações da Petrobras no Bloco de Sépia para os próximos meses. Com duração prevista de cerca de quatro meses, o levantamento de dados previsto no contrato será realizado em profundidades de água de 2.300 metros da Bacia de Santos.
O presidente executivo da PXGEO, Peter Zickerman, afirmou que este será o 4º projeto adquirido para a Petrobras desde o ano de 2021, onde demonstra o compromisso verídico da empresa em fornecer métodos seguros e eficientes para a aquisição de ocean-bottom-node (OBN) em águas profundas em território brasileiro.
Vale ressaltar que a produção de petróleo no Bloco de Sépia iniciou em 2021 e visa um platô de 180.000 barris por dia com o primeiro FPSO (unidade de produção flutuante, produção, armazenamento e transferência). Espera-se que o segundo FPSO aumente a produção total de petróleo do campo para cerca de 350.000 barris por dia ao longo dos próximos meses, principalmente com o novo contrato.
A Petrobras é a operadora do reservatório compartilhado de Sépia, detendo 55,3% das participações, seguida da TotalEnergies com 16,9%, e a Petronas Petróleo Brasil e QatarEnergy, ambas com 12,7% cada, e a Petrogal com 2,4%.
“Este será nosso quarto projeto adquirido para a Petrobras, desde meados de 2021, demonstrando nosso compromisso contínuo em fornecer soluções seguras e eficientes de aquisição de OBN em águas profundas no Brasil”, revelou Zickerman, presidente da PXGEO.
Em outubro de 2022, a Petrobras anunciou uma descoberta de petróleo em um poço localizado na sua parte de operação do Bloco de Sépia. Já durante o mês de dezembro, a empresa iniciou o processo de contratação de duas unidades de produção flutuante, produção, armazenamento e transferência (FPSO) para os reservatórios compartilhados dos campos de petróleo em águas profundas de Atapu e Sépia.
O objetivo da empresa é expandir as suas atividades de exploração na Bacia de Santos em 2023. Com a assinatura do novo contrato com a Petrobras para o Bloco de Sépia, a PXGEO consolida sua posição entre as principais empresas de serviços de geofísica no Brasil, oferecendo soluções de alta qualidade e tecnologia de ponta para seus clientes.
O levantamento de dados do fundo do oceano é uma das muitas áreas de especialização da empresa, que também oferece serviços de sísmica, magnetometria, gravimetria, entre outros. Dessa forma, o contrato prevê um período de 4 meses para o levantamento de dados 3D nas águas profundas do Bloco de Sépia. A PXGEO e a Petrobras expandem suas relações com o novo projeto de inspeção na Bacia de Santos.
A PXGEO é uma provedora de serviços geofísicos marinhos inovador que combina ocean-bottom-node (OBN) e técnicas de aquisição de dados sísmicos de streamer para fornecer imagens da subsuperfície perfeitas para um futuro sustentável.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…