Multinacional faz a aquisição de centro com 525MW de energia fotovoltaica e eólica - Canva
Durante esta semana, a multinacional Enlight Renewable Energy assinou um contrato que prevê a construção de um centro de produção de energia solar fotovoltaica com 525 MW na Croácia. Esse é mais um dos seus projetos pensados de modo a expandir o portfólio. Atualmente, o portfólio é composto por ao menos cinco projetos. Quatro dos projetos são voltados para placas solares com capacidade média de 386 MW e um deles é eólico com cálculo médio de 139 MW.
Ao todo, de acordo com a instituição, é estimado que os centros de companhia energética comecem a ser construídos no ano de 2023 e o prazo para térmico seja voltado para 2025. Até o momento, estima-se que este seja um dos projetos mais avançados em transição energética em todo o país, é esse deverá ser apenas o começo: deverão criar novas parceiras a fim de expandir e bater as metas climáticas até o ano de 2030, que foi determinado por muitos países como a meta para diminuição das emissões de dióxido de carbono.
Até o ano de 2030, é esperado que mais de 36% de toda a matriz energética da Croácia seja montada com base na energia solar e renovável.
Vale salientar que a Enlight já conta com um portfólio bastante chamativo, que conta com cerca de 1,2 GW de projetos voltados para energia solar. Atualmente, estão presentes em mais países além da Croácia, como Hungria, Kosovo e Sérvia.
O Brasil conta com alguns benefícios destinados para os cidadãos que têm interesse em realizar a transição energética. Em suma, aqueles que fizerem a instalação até o final do ano de 2022, terão direito a isenção de todo ICMS sobre o que produzir até o ano de 2045. No entanto, aqueles que fizeram a instalação depois do prazo estipulado pelo projeto de paraíso fiscal, terão que pagar tributos estaduais sobre tudo o que for produzido pelas placas fotovoltaicas.
A energia solar está passando por transformações que fazem com que ela seja cada vez mais acessível. Por exemplo, dentro de pouco tempo, os cidadãos que moram em apartamentos terão a oportunidade de instalar em suas residências placas transparentes nas janelas que produzem energia a partir da exposição de 10% de raios UV. Essas placas de vidro transparente serão colocadas em janelas que impedem que haja, levemente, a entrada de raios solares para dentro do ambiente.
Apesar do material utilizado para a produção das placas estar bem mais caro, com altas acima de 40%, estima-se que os cientistas estejam em busca de novas soluções para resolver este problema e trocar a matéria prima sem prejudicar a eficácia.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…