A PowerCo, empresa de fabricação de baterias para veículos elétricos da Volkswagen, divulgou recentemente resultados promissores de testes com uma célula de estado sólido desenvolvida pela QuantumScape, empresa norte-americana líder em tecnologia de baterias, impactando o mercado de energia.
Mudança na fonte de ENERGIA? PowerCo da Volkswagen anuncia avanço na tecnologia de estado sólido de baterias
Em suma, este marco significativo na evolução das baterias poderia revolucionar a indústria automotiva. Assim, oferecendo avanços significativos em alcance, tempo de carga e segurança.
A promessa da célula de estado sólido
Em síntese, a célula de estado sólido é apontada como o próximo grande avanço na tecnologia de baterias, oferecendo vantagens substanciais sobre as tecnologias atuais. Além de prometer alcances mais longos, tempos de carga mais curtos e maior segurança, essa tecnologia representa um progresso marcante no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos.
Desenvolvida pela QuantumScape, a célula de lítio-metal sólido sem ânodo demonstrou um desempenho excepcional nos testes realizados pela PowerCo. Desse modo, a empresa confirmou que a célula superou os requisitos estabelecidos, completando mais de 1.000 ciclos de carga, mantendo mais de 95% de sua capacidade.
Resultados dos testes e potencial futuro
Segundo a PowerCo, esse desempenho equivale a mais de meio milhão de quilômetros para um carro elétrico com autonomia de 500-600 quilômetros. Surpreendentemente, ao final do teste, a célula mostrou uma retenção de energia de descarga de 95%, indicando um envelhecimento mínimo.
Nesse contexto, os testes extensivos, conduzidos ao longo de vários meses nos laboratórios de bateria da PowerCo em Salzgitter, Alemanha, foram descritos como “resultados muito encorajadores” por Frank Blome, CEO da PowerCo.
Dessa forma, ele enfatizou o potencial da célula de estado sólido, indicando que o resultado final poderia ser uma célula de bateria capaz de oferecer longos alcances, carregamento ultra-rápido e um envelhecimento praticamente imperceptível.
Além disso, Blome também mencionou que a parceria com a QuantumScape está progredindo em direção à produção em série. Uma vez que a célula testada já consiste em 24 camadas, correspondendo à tecnologia planejada para produção em larga escala.
Próximos passos e requisitos
O próximo objetivo será a escalabilidade dos processos de fabricação. Visto que a robustez é crucial nessa fase de desenvolvimento das células de bateria. Em resumo, as metas padrão da indústria são de 700 ciclos de carga e uma perda máxima de capacidade de 20%.
Contudo, a PowerCo afirmou que a célula de estado sólido da QuantumScape não apenas ultrapassou essas especificações, mas também atendeu a outros critérios de teste, como capacidade de carga rápida, segurança e auto-descarga.
Dessa forma, com resultados tão promissores, a indústria automotiva aguarda ansiosamente avanços adicionais nessa tecnologia revolucionária. O potencial de oferecer baterias mais eficientes e duráveis para veículos elétricos poderia significar um impulso considerável para a adoção em massa e a sustentabilidade no setor automotivo.
O impacto das baterias no mercado de energia
Em geral, avanços significativos estão ocorrendo no desenvolvimento de baterias de estado sólido, que prometem maior capacidade de armazenamento, ciclos de vida mais longos e maior segurança em comparação com as tecnologias convencionais de íons de lítio.
Sendo assim, essas baterias têm o potencial de transformar o mercado de energia, oferecendo soluções de armazenamento mais eficientes e duradouras. Além disso, com a crescente demanda por baterias em diversos setores, espera-se uma redução nos custos de produção à medida que a tecnologia avança e a produção em massa se torna mais comum.
Isso tornará as soluções de armazenamento de energia mais acessíveis e atrativas para consumidores individuais, empresas e operadores de redes elétricas. Por fim, a interligação entre o mercado de energia e a indústria automotiva também está em ascensão. Visto que os veículos elétricos podem servir como “baterias sobre rodas”, permitindo que a energia armazenada em suas baterias seja usada para alimentar residências ou ser devolvida à rede quando necessário.