Durante a última terça-feira, (30/08), o Ministério de Minas e Energia (MME), esteve presente na “Brazil Green Energy Summit”, no Rio de Janeiro — RJ, promovida pelo Net-Zero Circle, e comentou sobre as expectativas e projeções para o futuro do mercado nacional. Na discussão, foi debatida a descarbonização dos setores brasileiros e os projetos de transição energética em desenvolvimento no país, como o “RenovaBio”, “Combustível do Futuro” e “Novo Mercado de Gás”, que contribuem para um novo olhar no segmento.
Promovido pelo Net-Zero Circle, plataforma digital global que une stakeholders para a neutralidade de carbono, o evento Brazil Green Energy Summit uniu stakeholders nacionais de energia com pioneiros regionais e líderes globais de energia para traçar estratégias para o futuro da transição energética do Brasil e novas oportunidades no mercado.
O evento aconteceu na última terça-feira, no estado do Rio de Janeiro, e contou com a participação de grandes players do cenário.
Além das empresas do setor, o MME também esteve presente no evento, para ouvir e discutir acerca do futuro da transição energética nacional e comentar sobre os projetos em desenvolvimento no país.
O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME, Rafael Bastos, falou sobre os desafios da política energética no Brasil e os esforços dispendidos para a contínua descarbonização da matriz energética brasileira.
Destacando os programas “RenovaBio”, “Combustível do Futuro” e “Novo Mercado de Gás” como parte da iniciativa federal para o ramo.
Rafael Bastos comentou sobre o futuro da transição energética no país e disse que a iniciativa de descarbonização do setor é irreversível ao longo dos próximos anos. “Entretanto, para garantir a segurança energética, será preciso conciliar a exploração e produção de petróleo e gás natural com as fontes renováveis. E que o Brasil possui uma vasta gama de alternativas, para o contínuo desenvolvimento de sua matriz energética com baixas emissões”, revelou.
Ele ainda destacou que as políticas criadas e apoiadas pelo MME no mercado nacional de transição energética procuram reafirmar o país como um destino atrativo para investimentos de longo prazo.
Entre os principais pontos buscados pelo ministério para o segmento no país, está a facilidade de desenvolvimento de projetos, a segurança e o apoio do Governo Federal e, é claro, a competitividade no setor de energias.
Os programas RenovaBio e Combustível do Futuro foram, ambos, desenvolvidos pelo MME e são atualmente o grande portfólio de negócios para o futuro da transição energética no país.
Eles não só garantem apoio ao setor, como também atraem os olhares do mercado internacional para o segmento energético nacional.
O RenovaBio é um programa e uma política de Estado que reconhece o papel estratégico de todos os biocombustíveis (etanol, biodiesel, biometano, bioquerosene, segunda geração, entre outros) na matriz energética brasileira no que se refere à sua contribuição para a segurança energética. E visa apoiar o segmento com o desenvolvimento de projetos no ramo.
O Governo Federal trabalha, por meio do projeto, em três grandes metas no setor: 1) Metas de Descarbonização; 2) Certificação da Produção de Biocombustíveis; e 3) Crédito de Descarbonização (CBIO), e assim pretende atrair novos investimentos ao mercado.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…