O desastre ocorrido na barragem de Brumadinho deixou mais de 250 mortos e várias outras desaparecidas, a mineradora Vale se viu envolvida em outros acidentes e dessa vez decidiu tomar uma nova decisão a fim de evitar possíveis desastres. Dessa vez, a Mineradora Vale iniciou na quarta-feira (6) as obras para o desmanche da barragem Ipoema, em Itabira (MG). A barragem da mineradora Vale é uma das cinco estruturas em fase de conclusão de descaracterização e reintegração ao meio ambiente, que tem previsão para o final desse ano, desse modo a mineradora Vale terá cumprido cerca de 40% do projeto de descaracterização, que no total, conta com 30 barragens.
A fase de eliminação de todas as barragens da Mineradora Vale tem como objetivo principal evitar tragédias como a de Brumadinho (MG), onde a barragem se rompeu e acabou levando a óbito mais de 300 pessoas. Uma decisão mais do que sensata por parte da Mineradora Vale.
Segundo a Vale, as atividades de descaracterização das barragens tem o intuito de reintegrar funcionalmente a estrutura e afins ao meio ambiente, todo o serviço será feito em hora comercial, para fins de redução no impacto nas comunidades vizinhas.
“A empresa também fará a umectação das vias de acesso para diminuir a poeira, além do controle da qualidade da água e destinação correta de resíduos”, diz a Vale em nota.
Em Itabira, os diques três e quatro do Sistema Pontal já se encontram em fase de descaracterização com previsão de conclusão para até dezembro deste ano. Outras duas estruturas como o Complexo Itabira já foram descaracterizadas: o dique cinco, de Pontal (2021), e o dique Rio de Peixe (2020). Ao final deste ano, metade das 10 estruturas como a de Itabira já estarão eliminadas.
“A Vale reforça que as obras de descaracterização são complexas, com soluções customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas cautelosamente. Os projetos e obras são acompanhados pela auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais”, informa a mineradora.
As obras de descaracterização das barragens da Vale já geraram mais de 20 mil empregos, desde o ano de 2019, hoje, cerca de quase 5 mil trabalhadores atuam no Programa de eliminação das barragens.
O projeto de descaracterização foi apresentado aos órgãos competentes, no ano de 2019, e prevê que a ação de descaracterização seja feita em três etapas, divididas em um cronograma técnico adequado e seguro, de acordo com a legislação vigente e normas nacionais e internacionais estabelecidas, são elas:
Segundo a Samarco, dentre os fatores motivadores envolvendo desde a segurança, passando pela qualidade e conformidade ambiental, é a contratação de mão de obra, que gerará emprego e renda para os municípios.
Os interessados nas vagas de emprego mencionadas acima devem acessar o site de oportunidades da Mineradora Vale. No site, a empresa disponibiliza muitas informações como requisitos, atribuições e atividades.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…