A Mineradora Vale, empresa brasileira presente em diversos países como líder na produção de minério de ferro, pelotas e níquel, está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz até o dia 20 de janeiro. No total, são cerca de 900 vagas de emprego distribuídas em municípios dos estados do Espírito Santo, Maranhão, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Requisitos das vagas sem experiência da Mineradora Vale
O programa Jovem Aprendiz é uma das portas de entrada para a Vale e terá duração de dois anos, oferecendo uma aprendizagem prática e teórica em várias áreas em parceria com instituições de ensino e tem o objetivo de contribuir com o crescimento profissional de jovens.
Aqueles que desejam concorrer às vagas de emprego devem possuir idade entre 18 e 21 anos, ensino médio completo, disponibilidade para atuar em jornada de quatro, seis ou oito horas por dia, de acordo com a proposta do negócio, os candidatos também devem residir na localidade onde a vaga desejada está sendo oferecida.
No caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade para se inscrever. Os jovens também devem possuir o esquema completo de vacinação contra Covid-19 (adequado para a idade) e estar com a vacina da febre-amarela em dia.
O Programa Jovem Aprendiz da Mineradora Vale visa, com suas vagas sem experiência, proporcionar a inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de crescimento profissional, acompanhamento e supervisão junto aos orientadores técnicos mais qualificados da empresa e certificado emitido pela instituição de ensino conforme a legislação vigente.
Saiba como concorrer às vagas de emprego da Mineradora Vale
A Mineradora Vale tem como foco proporcionar uma avaliação com base exclusivamente nos talentos dos candidatos. Sendo assim, dados como gênero, estado civil, etnia, deficiências, entre outras, são omitidas durante o processo. Todas as etapas são eliminatórias e online, incluindo prova, dinâmica de grupo e avaliação psicológica. Os participantes que avançarem na seleção das vagas sem experiência ainda participarão de painel virtual com gestores e, depois, exames médicos, admissionais e entrega de documentos, incluindo cartão de vacinação com comprovação de imunização contra Covid-19 e febre-amarela.
Aqueles que estiverem interessados nas vagas sem experiência podem ver a distribuição das vagas por município e realizar sua inscrição até o dia 20 de janeiro por meio do site da Mineradora Vale. Além da bolsa-auxílio com valor a partir de R$ 900,18, os selecionados para as vagas de emprego terão direito aos seguintes benefícios: Vale-transporte ou transporte no local de atuação, incentivo a atividade física, vale-refeição ou acesso ao refeitório na Vale durante a fase prática, assistência médica, programa de assistência ao empregado e seguro de vida.
Benefícios do Jovem Aprendiz ao participante
Pesquisas mostram que pessoas jovens são as que mais sofrem com impactos do mercado de trabalho. Desta forma, ter uma experiência profissional sem possuir formação profissionalizante ou acadêmica pode ajudar a te guiar na sua escolha profissional. Ao entender como é o dia a dia de trabalho em uma empresa, é possível reconhecer pontos fortes e fracos, entender como o que mais se identifica no ambiente corporativo, dentre diversas descobertas exclusivas da experiência prática. Além disso, possuir uma experiência tão jovem pode facilitar a inserção no mercado de trabalho no futuro e deixar o jovem a um passo à frente de conseguir outras vagas de emprego. Desta forma, é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal.
Mineradora Vale assina memorando de entendimento para desenvolver projeto de briquetes de minério de ferro na Arábia Saudita
A Mineradora Vale firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Comissão Real de Jubail e Yanbu, na Arábia Saudita, para desenvolver um projeto de briquetes de minério de ferro no país árabe. O acordo foi assinado durante o Fórum de Minerais do Futuro, realizado na capital saudita, Riad.
Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, participou do fórum e destacou os avanços tecnológicos planejados para o “mega hub” na cidade industrial de Ras al-Khair, sob a supervisão da Comissão Real de Jubail e Yanbu. A Vale enfatizou seu compromisso com o setor sustentável de mineração na região, alinhando-se com a Visão 2030 da Arábia Saudita.
Planos para a região
A Vale apresentou seus planos para a região durante o evento, demonstrando seu interesse em contribuir para o desenvolvimento da indústria mineral saudita. Vale ressaltar que a empresa já opera uma unidade produtiva em Sohar, Omã, desde 2007.
Em setembro de 2023, a Vale havia assinado uma carta de intenções para colaborar na Arábia Saudita em parceria com uma empresa indiana. O projeto envolve a instalação de uma unidade de processamento de minério em Ras al-Khair, com foco na produção de briquetes e pelotas. Os briquetes são aglomerados de minério que apresentam uma redução de 10% nas emissões de dióxido de carbono em comparação com os processos tradicionais.
A parceria entre a Vale e a Comissão Real de Jubail e Yanbu representa um passo importante no desenvolvimento da indústria mineral na Arábia Saudita e contribui para a adoção de práticas mais sustentáveis na produção de minério de ferro.