NOTÍCIAS

México avança com projeto de refinaria de 8 bilhões de dólares em meio as críticas

O polêmico projeto de refinaria de Dos Bocas, no México, será construído apesar das críticas de investidores, disse o ministro da Energia, Rosio Nahle, durante uma transmissão de rádio na quinta-feira, informou a Reuters.

O plano de refino do México tem sido criticado por investidores e agências de classificação que estimam o custo real da refinaria em 10 a 12 bilhões de dólares a mais que os 8 bilhões de dólares que o México está disposto a alocar. Na refinaria, o México espera estar mais próximo da independência energética, reduzindo sua dependência de compras de produtos de petróleo dos Estados Unidos.

O plano inicial era usar empresas estrangeiras – com seu know-how e experiência no exterior – para concluir uma refinaria com capacidade de 340.000 barris por dia. O México convidou a Technip, a KBR, a Bechtel e a Techint, bem como a WorleyParsons e o Jacobs Engineering Group para participar do projeto. Mas todos os licitantes indicaram valores muito acima dos US $ 8 bilhões que o México estava esperando, e nenhum dos participantes declarou que eles poderiam cumprir o prazo para concluir o projeto no México até 2022.

Em vez de reconhecer o fato decepcionante de que o projeto exigiria capital e tempo adicionais, de acordo com “as melhores empresas de manufatura de refinarias de petróleo do mundo”, como Nahle disse na época, o México decidiu ir em frente, apreciando a Pemex. dívida. na equipe, cuja experiência em refino de petróleo mostrou que sua capacidade funciona em quase 40%, e de 1990 a 2013 – em 75%, de acordo com a EIA.

Por padrão, essa redução na utilização de refino levou a uma redução na quantidade de petróleo bruto que o país importou para refino por cinco anos consecutivos – de 1,2 milhão de barris por dia em 2013 para apenas 600 mil barris por dia em 2018.

Como resultado, nos últimos anos, a produção doméstica de gasolina diminuiu, aumentando a necessidade de importar gasolina acabada e misturar componentes para compensar as perdas.

Quanto a Dos Bocas, “este governo vai construí-lo”, disse Nahle em uma entrevista. O México ofereceu à Pemex uma redução de US $ 7 bilhões nos próximos três anos para ajudar a financiar a refinaria.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago