A Alemanha comprará mais gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos, escreve o Wall Street Journal.
Neste mês, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse a um grupo de parlamentares que seu governo decidiu co-financiar a construção de um terminal de transporte de GNL de € 500 milhões (US $ 576 milhões) no norte da Alemanha.
A Alemanha está comprando a maior parte do seu gás barato da Rússia. Merkel tem feito lobby pela extensão do gasoduto Nord Stream 2, que dobraria a capacidade de exportação de gás da Rússia para a Alemanha, apesar da pressão de Washington.
O presidente dos EUA, Donald Trump, insistiu que Berlim seria “prisioneira” de Moscou e se tornaria dependente das exportações russas quando o gasoduto fosse implementado. Durante as recentes conversas com seus legisladores, Merkel descreveu sua mudança de mentalidade como uma decisão “estratégica”, diz o WSJ.
A questão da construção de um terminal de transporte de GNL na Alemanha foi repetidamente adiada devido a questões econômicas de tal projeto. No entanto, o projeto recebeu luz verde este mês.
“Estamos criando empregos e também estamos aprofundando o relacionamento transatlântico. Os EUA estão totalmente comprometidos em trazer o GNL dos EUA para a Europa e para a Alemanha ”, disse o embaixador dos EUA na Alemanha, Richard A. Grenell, citado pelo WSJ.
O jornal diz que ainda não está claro que tipo de apoio Berlim dará ao terminal de GNL, mas o governo já decidiu acelerar a análise do pedido.