Foto: Freepik
A Mercur acabou de inaugurar sua usina de energia solar fotovoltaica em Santa Cruz do Sul, o empreendimento, construído entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, está instalado no Distrito Industrial em uma área de 2 hectares com 2.690 painéis solares. A indústria tomou esta iniciativa para auxiliar na produção e distribuição de energia limpa local, para contribuir para a preservação e reduzir o impacto no meio ambiente.
“As principais hidrelétricas estão em regiões muito distantes do nosso consumo, necessitando percorrer longas distâncias, o que faz com que tenhamos um percentual de perda por diversos fatores”, explica Paulo Boufleur, responsável pelo projeto.
O impacto ambiental causado no canteiro de obras foi compensado com o plantio de árvores nativas em uma área de preservação da Mercur, árvores de jerivá e abobrinha foram realocadas no pátio da empresa e 1.200 mudas de espécies nativas foram plantadas como compensação. “Toda a madeira de eucalipto retirada neste espaço foi suficiente para abastecer nossa caldeira por mais de cinco meses, gerando calor para os processos fabris”, diz Paulo.
A usina de energia solar foi construída totalmente no terreno da Mercur e por isso foi necessária a limpeza e terraplenagem da área, foi realizado ainda investimento na instalação de uma estação meteorológica para medir e monitorizar a situação climática na sua envolvente, o que garantirá o monitoramento da situação de ventos, chuvas, para melhor manutenção e segurança no local.
Após o início das operações, a proposta do setor é implementar a continuidade do plano e aumentar a capacidade de geração de energia solar, chegando a 3.000 MWh por ano.
A Mercur reforça seu compromisso ambiental relacionado ao Objetivo 7, referente à energia solar e acessível, a comunidade local também será beneficiada, pois haverá aumento da disponibilidade para os consumidores em geral, reduzindo a necessidade de uso da energia térmica, que é a que mais impacta negativamente o planeta.
Os painéis solares produzem eletricidade limpa, usando apenas a energia do sol, o que trás diversas vantagens, veja algumas:
O sistema fotovoltaico irá gerar eletricidade gratuitamente e limpa durante o dia e cobrirá parte das necessidades de energia dentro de casa, existem ainda baterias que podem acumular o excedente produzido pelo sistema aumentando a economia na conta de luz, pois ao dispor dessa fonte extra de eletricidade, o consumo durante a noite irá amortizar a necessidade de utilização de energia da rede.
O uso de painéis fotovoltaicos reduz a pegada de carbono, pois quando a eletricidade é gerada não é preciso obter energia da rede. A energia produzida na rede provém principalmente de combustíveis fósseis, que produzem gases na atmosfera.
Carlos Hoelzel fundou a Mercur S. A. em 1924, ele e seu irmão Jorge Emílio descobriram os segredos da borracha, a Mercur é hoje uma das maiores empresas de borracha do mundo. Em 2007, a Mercur contratou uma consultoria focada em estratégias de negócios sustentáveis, Jorge Hoelzel Neto, então diretor da empresa, participou da decisão de contratar uma consultoria.
A Mercur está sempre em evolução e aberta a novos conhecimentos, em 2019, criou uma nova forma de conceber produtos, serviços e trabalho, essa forma de trabalhar mudou a arquitetura da empresa.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…