ENERGIA

Mercado global de crédito de metano pode estar cada vez mais próximo de se tornar realidade e minimizar a emissão do gás na atmosfera

As projeções desta terça-feira, (03/01), para o futuro do mercado energético global estão bastante otimistas. O Ministério do Meio Ambiente Brasil deu o pontapé inicial para a criação de uma iniciativa de crédito de metano durante a última conferência do Clima da ONU, realizada no Egito durante o ano de 2022. A iniciativa prevê uma cooperação entre diversos países para minimizar a emissão do gás metano e contribuir para a redução das consequências do agravamento do efeito estufa no mundo.

Brasil deu pontapé inicial com proposta para criação de mercado global de crédito de metano durante a conferência do Clima da ONU

O agravamento dos efeitos do efeito estufa na atmosfera está movimentando países inteiro na busca por soluções e iniciativas de minimização dos problemas.

Assim, durante a última conferência do Clima da ONU, realizada no Egito, o governo brasileiro apresentou uma proposta de cooperação mútua para a criação de um mercado global de crédito de metano, visando a redução da emissão do gás metano durante os próximos anos. 

O documento do Ministério do Meio Ambiente prevê a cooperação entre os mais de 100 países que assinaram o Acordo do Metano para a redução da emissão do gás. Dessa forma, poderá ser alcançada a meta de redução de 30% da emissão do gás até 2030, conforme previsto no acordo.

Cristiana Nepomuceno, bióloga e advogada ambiental do Escritório Nepomuceno Soares, destaca: “A iniciativa de criar um mercado global de crédito do gás metano é algo inédito. Se for adiante, assim como foi estabelecido o crédito de carbono, pode fazer com que as emissões de metano na atmosfera diminuam consideravelmente”.

A criação de um mercado de crédito de metano global poderia contribuir fortemente para a preservação da atmosfera e o desaceleramento dos efeitos do efeito estufa em todo o mundo.

Entenda o que é o gás metano e como a proposta do Ministério do Meio Ambiente pode contribuir para a minimização de seus efeitos

O gás metano é dos gases do efeito estufa mais significativos em potencial de agravamento do aquecimento global. De acordo com o professor Liu Yi, do Instituto de Física Atmosférica (IAP) da Academia Chinesa de Ciências, o CH4 é o principal gás de efeito estufa não-dióxido de carbono (CO2).

Um dos efeitos negativos do metano para o meio ambiente é a sua contribuição para o desequilíbrio do efeito estufa, podendo colaborar para o aquecimento global. Além disso, ao ser inalado, o gás pode causar asfixia e perda de consciência, parada cardíaca e, em casos extremos, danos no sistema nervoso central.

Por isso, o desenvolvimento de iniciativas que minimizem a emissão do gás metano na atmosfera pode contribuir fortemente para a preservação não só do meio ambiente, como também da vida na Terra. O Brasil vem caminhando fortemente para o equilíbrio da emissão dos gases ao não negligenciar o metano, ao contrário de muitos outros países, que acabam se voltando para a redução da emissão de carbono.

A criação de um mercado global de crédito de metano com a colaboração dos países, conforme a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, pode expandir o que já é realidade no Brasil, segundo a Portaria n°71, de 2022. Agora, com a chegada do novo Governo Lula, o Ministério do Meio Ambiente segue na busca por novas iniciativas para minimizar esse problema.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago