A companhia potiguar Potigás está procurando novos negócios para o abastecimento do estado do Rio Grande do Norte de gás natural nos próximos anos. Na última sexta-feira, (09/09), a distribuidora abriu uma chamada pública para aquisição de até 85 mil m³/dia de gás natural, na modalidade firme, com início imediato do fornecedor na região. As empresas interessadas em fornecer o combustível agora preparam as suas propostas para serem apresentadas nas próximas semanas.
O segmento de óleo, gás e energia no estado do Rio Grande do Norte sempre foi um dos grandes destaques da região, mas vem se consolidando como o maior negócio na área potiguar.
Seguindo o aquecimento do setor na região, a distribuidora Potigás está em busca de novos contratos de abastecimento interno de combustíveis para o estado ao longo dos próximos anos.
A distribuidora foca no combustível gás natural e abriu uma chamada pública na última semana para receber propostas de empresas que queiram se tornar o fornecedor principal do estado, com até 85 mil m³/dia do combustível entregue à empresa.
Além disso, a companhia de gás canalizado do Rio Grande do Norte busca 61 mil m³/dia para fornecimento imediato e 24 mil m³/dia para a partir de janeiro de 2023.
Visando acelerar o processo de recebimento das propostas e, consequentemente, das contratações, as empresa interessadas no negócios deverão enviar os seus valores e propostas até o fim do dia 30 deste mês de setembro.
O negócio com a Potigás tem contrato mínimo de 5 anos e será responsável por impulsionar o abastecimento interno de gás natural.
Nos dias atuais, a companhia possui contratos de fornecimento com a PetroReconcavo, para compra de 236 mil m³/dia até o fim de 2023; e um acordo com a Galp, para aquisição de, no mínimo, 24 mil m³/dia até o fim deste ano.
Agora, ela busca expandir ainda mais a segurança de abastecimento e tornará o próximo contrato uma das bases do fornecimento interno de gás natural no estado do Rio Grande do Norte,
A Potigás vem seguindo uma onda de forte busca por contratos para o abastecimento do gás natural em diversos estados do Brasil, que acompanham a empresa com a chamada pública para o negócio.
Além da empresa potiguar, outras organizações, como Bahiagás (BA), Sulgás (RS), SCGás (SC) e Compagas (PR) e Naturgy (RJ) também lançaram chamadas públicas nas últimas semanas.
As empresas de distribuição de gás natural no Brasil ainda possuem contratos com a Petrobras que são os majoritários no seu abastecimento, mas buscam agora diversificar a entrada do combustível em seus estados.
Além disso, companhias como a SCGás e Naturgy (controladora da CEG e CEG Rio), estão em litígio com a Petrobras sobre as condições contratuais impostas pela estatal na renovação dos contratos, na virada do ano.
Isso, pois a estatal vem cobrando preços abusivos e desenvolvendo problemas de administração e contratos com as distribuidoras.
Dessa forma, assim como a Potigás, que visa diversificar o abastecimento interno do combustível com a chamada pública para contratação de fornecedor, as outras empresas do país procuram se desligar da dependência do gás natural da estatal.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…