ENERGIA

Mercado brasileiro está acordando para o potencial de novos projetos eólicos offshore e hidrogênio verde

O Governo Federal emitiu um Decreto que permite a identificação e atribuição de espaços físicos e recursos nacionais nas águas do país, no mar territorial, na zona econômica exclusiva offshore e na plataforma continental para o desenvolvimento de novos projetos eólicos offshore. O Decreto n. 10.946 permitirá a implementação dos estudos offshore necessários e a identificação de áreas adequadas para o desenvolvimento de projetos com foco em energia eólica offshore.

Brasil quer sair na frente e passa a viabilizar estudos para aproveitar o potencial de energia eólica offshore e do hidrogênio verde

O Ministério de Minas e Energia ficará encarregado de realizar os estudos necessários, selecionar as zonas eólicas offshore, bem como organizar os leilões subsequentes. O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) saudou a publicação do Decreto, dizendo que ele cria a base regulatória e legal para o desenvolvimento do promissor setor eólico offshore do Brasil.

”O Brasil tem recursos eólicos offshore praticamente ilimitados e as empresas de energia eólica já apresentaram pedidos de licenciamento para 40 GW de projetos eólicos offshore no Brasil, representando uma oportunidade única para atender à crescente demanda de energia, desenvolver projetos de hidrogênio verde e criar grandes quantidades de investimento e empregos qualificados ”, disse o CEO da GWEC, Ben Backwell .

“Este decreto traz a clareza e a certeza de que a indústria eólica precisa avançar e continuar desenvolvendo projetos de grande porte na costa do Brasil, enquanto as autoridades preparam um sistema completo de licenciamento de áreas, bem como leilões competitivos e outros mecanismos de captação de energia eólica offshore. Parabenizamos o Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerqe, a equipe do Ministério e nossos parceiros da ABBEEOLICA por esta conquista vital.”

O mercado mundial de hidrogênio verde

O hidrogênio e seus derivados podem cobrir até 12% da demanda global de energia e responder por 10% das reduções nas emissões de carbono até 2050, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), embora outras estimativas sejam menores.

“O hidrogênio verde pode ser um divisor de águas para a transição energética”, disse Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA, observando a vantagem particular do combustível em setores de difícil eletrificação, como transporte e indústria pesada.

Quase metade da eletricidade do Brasil atualmente vem de fontes renováveis, como eólica e hidrelétrica – tornando-se um destino privilegiado para investimentos em hidrogênio verde, segundo Maia Junior, secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Ceará. “Se houver uma Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de hidrogênio verde , o Brasil estará na mesa”, disse ele.

Porto de Suape quer recuperar sua autonomia com projetos eólicos offshore e de hidrogênio verde

Autoridades portuárias dizem que descentralizar questões administrativas ajudaria Suape a se tornar mais eficiente na busca de novos investimentos, com oportunidades para infraestrutura de gás natural e hidrogênio verde.

O extenso complexo, situado a cerca de 40 quilômetros ao sul da capital Recife, é um motor econômico para toda a região Nordeste, mas principalmente para Pernambuco. As autoridades locais esperam agora que uma mudança administrativa possa aumentar ainda mais o potencial do porto.

Localizado no estado de Pernambuco, o Porto de Suape é o quinto maior porto público do Brasil e o maior da região Nordeste do país. Nos últimos anos, classificou-se consistentemente entre os 10 maiores portos do Brasil em termos de volume de carga que movimenta, embora tenha caído para o 11º lugar em 2021.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago