NOTÍCIAS

Maior ferrovia do Brasil irá receber investimento de R$ 30 bilhões e criar 10 mil empregos para renovação e ampliação

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a maior linha férrea em extensão do Brasil, prevê investimentos significativos de cerca de R$ 30 bilhões após a renovação antecipada de sua concessão. Essa proposta, já aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), será submetida a consultas públicas, previstas para ocorrer entre 30 de setembro e 7 de outubro em várias localidades impactadas pela ferrovia, como em Minas Gerais.

Destinação dos investimentos da FCA para a ampliação da ferrovia

Com a assinatura do novo contrato de concessão, a FCA, por meio de sua controladora VLI Multimodal, planeja destinar 80% dos investimentos, aproximadamente R$ 24 bilhões, para melhorias na infraestrutura ferroviária, além da aquisição de novos vagões e locomotivas. Esse montante será utilizado para modernizar a malha ferroviária existente, ampliando a capacidade de transporte de cargas e promovendo melhorias operacionais.

Segundo a VLI, a renovação antecipada permitirá um aumento de 46% no volume de cargas transportadas ao longo do novo período de concessão. Em 2023, a FCA registrou um recorde de movimentação de 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), e a expectativa é que esse número cresça ainda mais com os novos investimentos.

Impacto econômico e geração de empregos

De acordo com Fábio Marchiori, CEO e CFO da VLI, os investimentos previstos têm potencial para beneficiar diversos setores da economia, como agronegócio, siderurgia e construção civil, todos atendidos pela malha ferroviária da FCA. “Acreditamos que esta renovação possa simbolizar uma nova era de transformação na logística nacional, ao direcionar recursos para a modernização do modal ferroviário”, afirmou Marchiori.

Além disso, a empresa estima que serão gerados cerca de 10 mil empregos diretos como resultado dos investimentos. Esse impacto positivo no mercado de trabalho é visto como um dos principais benefícios da renovação antecipada da concessão, que também deverá impulsionar o transporte de matéria-prima e outros produtos pelos trilhos da FCA.

Alocação de recursos e obras de infraestrutura na ferrovia

Os 20% restantes dos recursos, cerca de R$ 5 bilhões, serão destinados à outorga e compensações, conforme estabelecido no contrato de concessão. Esse valor será utilizado para investimentos adicionais na malha ferroviária, obras de resolução de conflitos urbanos em 35 cidades e para o acesso ferroviário ao Porto de Aratu, na Bahia. Essas intervenções visam melhorar a eficiência do transporte ferroviário e reduzir os conflitos entre diferentes modais de transporte nas áreas urbanas.

A renovação da concessão prevê ainda a expansão da malha ferroviária existente. Atualmente, a FCA opera cerca de 7,8 mil quilômetros de ferrovia, abrangendo oito estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. Com a renovação, essa concessão será estendida por mais 30 anos, até 2056, incluindo a adição de 5,7 mil quilômetros de novos trilhos nas regiões Minas-Bahia, Minas-Rio, Centro-Leste e Centro-Sudeste.

A VLI também planeja ampliar a infraestrutura logística da FCA, com a realocação de pátios de carga e investimentos em soluções para resolver conflitos entre as rodovias e as ferrovias. Essas mudanças visam aumentar a eficiência operacional da ferrovia e melhorar a segurança das operações de carga e descarga.

Construção de novos pátios ferroviários também está planejada

Outra importante iniciativa prevista no novo contrato de concessão é a construção de novos pátios ferroviários em várias localidades ao longo da malha da FCA. Esses pátios permitirão maior agilidade e segurança nas operações ferroviárias, evitando que os trens fiquem parados aguardando a passagem de composições em sentido contrário. Com isso, espera-se uma redução significativa nos tempos de espera e uma melhoria geral na eficiência do transporte de cargas.

Em resposta às preocupações da população e dos órgãos de controle, a ANTT afirmou que o processo de renovação antecipada da concessão da FCA não enfrenta entraves que possam impedir sua realização. A agência destaca que a reabertura do processo de participação popular, por meio de consultas públicas, visa apresentar as atualizações do projeto e colher sugestões da sociedade, um procedimento comum em projetos de concessão e renovação de ferrovias.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Imagens de Tesla Cybertruck abandonadas nos EUA geram polêmica! O que está por trás?

Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…

26 minutos ago

Com vagas de emprego imperdíveis, Grupo Bravante abre novo processo seletivo para profissionais de todo o Brasil

O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…

1 hora ago

ICM Group abre muitas vagas de emprego para profissionais que buscam se destacar ainda mais no setor de petróleo mundial

A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…

1 hora ago

Polícia Militar abre concurso público com 335 vagas para oficiais e soldados – garanta sua vaga e concorra a até R$ 9.236,39 de salário!

O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…

2 horas ago

SpaceSail e Brasil fecham acordo e desafiam a liderança de Elon Musk em satélites no país

O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…

2 horas ago