O maior eletrolisador de hidrogênio verde do mundo, que foi fabricado na fábrica da HydrogenPro em Tianjin, China, chegou às instalações de teste de Herøya em 10 de setembro, destacando um marco na história da empresa.
“Este projeto é um marco crítico para grandes projetos de hidrogênio verde. Requer planejamento substancial, aparelhamento e o equipamento certo. Este projeto é importante para facilitar projetos maiores de hidrogênio verde, reduzindo as pegadas de carbono e os custos”, disse a CPO da HydrogenPro, Karoline Aafos.
De acordo com Erik Christian Bolstad, CCO da empresa, os resultados da planta ajudarão a otimizar a entrega do HydrogenPro para uma das maiores fábricas de hidrogênio verde do mundo.
Espera-se que o eletrolisador tenha uma saída de 1100 Nm3/h de hidrogênio na densidade de corrente normal. Isso equivale a 100 kg de hidrogênio puro por hora, o que estabelecerá um novo padrão para a indústria, afirma a empresa.
O teste visa verificar se o eletrolisador produz a quantidade esperada de gás por unidade de tempo. Durante o teste, o HydrogenPro pretende usar a entrada de eletricidade flutuante de fontes de energia renovável e testar vários outros parâmetros. O eletrolisador será montado e instalado nas próximas semanas, com o processo de validação iniciado quando possível.
A Everfuel anunciou na semana passada, que desenvolverá um hub em duas fases em colaboração com parceiros, com o objetivo de estabelecer um fornecimento local de energia limpa.
“O conceito de hub representa uma nova abordagem para dimensionar o hidrogênio verde. Ele oferece uma forte proposta de valor para a indústria, o setor de transporte e os municípios, o que é evidente na parceria que podemos anunciar hoje”, diz Jacob Krogsgaard, CEO da Everfuel.
O hub permitirá uma redução significativa nas emissões de CO2 do município, fornecendo hidrogênio livre de carbono em uma grande parte das atividades do município. Hoje, Holstebro é o município dinamarquês com a segunda maior energia eólica e solar terrestre do país.
“Ao conectar vários parceiros para fazer um hub de hidrogênio, auxiliamos o município em sua transição energética, mostramos quantas indústrias podem se beneficiar de uma instalação PtX para garantir um fornecimento independente e verde de combustível e, por último, mas não menos importante, criamos um bom caso de negócios”, continua Krogsgaard.
Na primeira fase, os parceiros do hub explorarão a produção de e-metano e o uso de hidrogênio em queimadores de gás industrial para produzir e-metano em instalações de biogás locais e começarão a testar o uso de hidrogênio nos atuais gasodutos de gás natural. Espera-se que a primeira fase seja comissionada em 2023.
Na fase dois, a Everfuel pretende construir um eletrolisador de 100 megawatts, um terminal de hidrogênio, um centro de distribuição e uma estação de reabastecimento de hidrogênio. O local já foi garantido para a instalação de eletrólise e o desenvolvimento está planejado para começar em 2025. O hidrogênio verde produzido na segunda fase eliminará gradualmente os combustíveis fósseis substituindo o gás natural em processos industriais selecionados.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…