Foto: Jornal do comércio
A produtora indiana de máquinas agrícolas Mahindra instalará a sua nova indústria no RS. A decisão está tomada, entretanto, ainda será definido o município que receberá o empreendimento. Há duas cidades na disputa. Uma delas é Dois Irmãos, onde a Mahindra já possui uma fábrica. A empresa entrou no país há cerca de 6 anos, de acordo com informações.
De acordo com a empresa, a demanda do mercado gera a necessidade de instalar outra nova indústria no RS, o que vem sendo estudado há cerca de 5 anos. O intuito é começar as obras da nova indústria ainda neste ano, para dar início a produção de máquinas agrícolas já no próximo ano. Além de tratores, também está sendo avaliada a produção de outras máquinas, como colheitadeiras, mas todas voltadas ao agronegócio.
Segundo o diretor-geral da Mahindra no Brasil, Jak Torretta Jr, o objetivo da multinacional é triplicar sua capacidade de produção atual no RS.
Atualmente a empresa possui uma fábrica no município de Dois Irmãos, como citado anteriormente e mantém uma parceria para a montagem de máquinas agrícolas em Canoas com a Atrhol. Sendo assim, a Mahindra produz cerca de 2,5 mil tratores por ano.
O intuito é centralizar, na nova indústria, toda a produção da Mahindra. De acordo com Torretta, a expansão da empresa requer uma nova fábrica maior. A iniciativa já foi aprovada na Índia, matriz da empresa. A nova unidade montará os tratores já com uma capacidade de acordo com a expansão que a Mahindra espera para os próximos anos.
A nova unidade, que ainda não possui local confirmado nem previsão de investimento divulgada, decorre de uma alta demanda para o setor de máquinas agrícolas.
A empresa expandiu o faturamento nas concessionárias em 81% e em 64% nas vendas diretas entre abril do último ano e março deste ano.
Os principais destinos, atualmente, dos produtos fabricados pela multinacional no RS são os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Estes são os locais que compram os tratores com potência de 25 a 110 cavalos.
A Mahindra mantém, há 5 anos, sua única operação no país no RS. Com a centralização da montagem de tratores em apenas uma planta, ainda não foi decidido qual será o destino das outras operações, incluindo a parceria em Canoas. Não está descartada também a permanência da empresa em Dois Irmãos (RS).
A certeza é que o estado continuará sendo a casa da indiana. De acordo com Torretta, está dentro do estudo que a empresa está realizando, se a nova indústria será em Dois Irmãos ou não, não há essa definição, mas a certeza é que ficará no RS, em função de seus colaboradores, que já estão lá, e da cadeia de fornecimento, que já está desenvolvida no Estado.
A Mahindra foi fundada em 1945 como uma empresa de aço em Mumbai, na Índia. Dois anos depois, entrou para o mercado automotivo com um ícone mundial, o Jeep Willys.
Com o passar do tempo, consolidou sua marca e atuou em vários setores da indústria como o aeroespacial, automotivo, agronegócio, componentes, serviços de consultoria, equipamentos de construção, defesa, finanças e seguros, energia e muito mais.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…