A Maersk lançou recentemente o “Astrid Maersk”, seu segundo navio porta-contêiner movido a combustível de metanol, em Yokohama, Japão. O evento marca avanços em direção às metas de emissões net zero da empresa. Equipado com motores bicombustíveis, o navio é parte de uma frota de 18 embarcações encomendadas pela Maersk. O CEO Vicente Clerc destacou a importância das parcerias e regulamentações globais para impulsionar a transição energética no transporte marítimo nos próximos anos. Além disso, a cerimônia reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e o papel do Japão como parceiro nessa iniciativa.
Segundo navio porta-contêiner movido a metanol da Maersk é lançado no Japão
No último domingo, uma cerimônia realizada em Yokohama, no Japão, marcou um importante avanço no compromisso da Maersk com a redução das emissões de carbono. O segundo grande navio porta-contêineres movido a metanol do mundo foi lançado no evento e batizado como “Astrid Maersk”, em homenagem à esposa do CEO da Nissan, Makoto Uchida, Liza Uchida, que foi a madrinha do evento.
A Maersk, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, já encomendou 18 desses navios, parte de sua estratégia para atingir as metas de emissões net zero. Essa nova frota está programada para ser entregue entre 2024 e 2025, e a companhia espera que ela contribua para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na indústria do transporte marítimo.
O “Astrid Maersk” é equipado com motores bicombustíveis, capazes de operar tanto com metanol verde quanto com combustíveis convencionais. Essa flexibilidade é uma resposta às demandas do mercado em transição para fontes de energia mais limpas.
Vicente Clerc, CEO da Maersk, destacou a importância das parcerias para impulsionar essa transição. Ele ressaltou a colaboração com clientes, como a Nissan, e a necessidade de regulamentações globais para garantir condições justas de competição entre combustíveis fósseis e alternativos.
“Para permitir cadeias de abastecimento verdes e acelerar o movimento do transporte marítimo em direção ao net zero, é essencial uma ação conjunta contínua por parte de clientes dedicados como a Nissan, parceiros da indústria e fornecedores”, afirmou.
Maersk foca no futuro da transição energética marítima com combustível de metanol
Para que a transição para fontes de energia mais limpas seja eficaz e justa, a Maersk destaca a importância de regulamentações globais da Organização Marítima Internacional (IMO). Isso é fundamental para garantir que os combustíveis alternativos sejam competitivos em relação aos combustíveis fósseis.
A cerimônia de batismo do “Astrid Maersk” em Yokohama não foi apenas um marco para a empresa, mas também uma demonstração de seu compromisso de com o Japão e com o desenvolvimento sustentável da navegação. Yokohama tem uma história especial para a Maersk, que vem de um século atrás, quando o primeiro navio da empresa atracou no porto da cidade.
O lançamento do novo navio da Maersk reforçou também seu compromisso de alcançar emissões net zero em todas as suas operações até 2040, com metas intermediárias para 2030. Isso inclui equipar parte de sua frota com motores bicombustíveis e investir em tecnologias mais limpas.
Toru Nishiyama, diretor geral da Maersk no Nordeste da Ásia, enfatizou o compromisso da empresa com a redução do impacto ambiental e climático de suas operações, ao mesmo tempo em que promove o crescimento econômico e a prosperidade nas regiões em que opera. Conforme ele destacou, com o lançamento do “Astrid Maersk” e outros navios movidos a metanol verde em sua frota, a Maersk está liderando o caminho em direção a uma indústria marítima mais limpa e sustentável nos próximos anos.