Foto: Freepik
Macaé, município do estado do Rio de janeiro, já se prepara para ser a base na produção de turbinas para geração de energia por meio do escoamento horizontal de água, novo projeto foi apresentado na sexta-feira (06/01) ao prefeito Welberth Rezende, juntamente com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e de Meio Ambiente, Juninho Luna.
O projeto apresenta um novo protótipo de turbina com capacidade para produzir cerca de 2 megawatts de energia limpa. Esse tipo de turbina é projetada para transformar a energia hidráulica do fluxo de água em energia mecânica na por meio do torque e velocidade de rotação.
O protótipo passará pela fase de teste de torque no Rio Macaé, as análises também serão feitas por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a turbina terá capacidade para produzir 100% de energia limpa. A fase de montagem e produção contará com componentes e materiais fabricados por empresas belgas como a Sika. A proposta tem despertado o interesse de empresas internacionais na África e em Portugal.
Segundo o gerente da unidade Macaé da John Cockerill, a parceria com a prefeitura será fundamental para viabilizar a produção do projeto na base do município. É esperado que seja iniciado ainda neste mês a fase de testes e que as turbinas estejam disponíveis ao mercado até dezembro deste ano.
Macaé já vem sendo destaque em sustentabilidade há algum tempo, no ano de 2022 foi inaugurado no município a Usina de Biogás de Macaé, que funciona dentro do complexo industrial do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).
A usina é responsável por gerar energia elétrica através do reaproveitamento do biogás produzido pelo lixo de Macaé. Com 30 poços de biogás instalados no entorno do CTR, a primeira fase da usina tinha expectativa de gerar 1 megawatts de energia capaz de abastecer quatro mil residências.
Na ocasião, o prefeito de Macaé disse que tais Projetos de sustentabilidade eram importantíssimos, e que no município existe um intenso trabalho na busca de novas tecnologias. O prefeito contou ainda que a busca pelo desenvolvimento econômico é constante para que cada vez mais empresas cheguem a Macaé gerando mais empregos aos moradores.
A importância das fontes limpas reside no seu potencial para substituir os combustíveis fósseis, já que os mesmos liberam toneladas de dióxido de carbono na atmosfera desde o século XX. Necessário para gerar energia convencionalmente, os processos de queima desses combustíveis têm o CO2 como um de seus produtos, contribuindo para o aquecimento global.
O ser humano tem explorado a natureza em ritmo desenfreado, com práticas destrutivas como o desmatamento e a liberação massiva de GEE (gases de efeito estufa, como o CO2) Especialistas estimam que a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a Revolução Industrial.
Dentre as principais vantagens da energia limpa, vale citar:
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…